15.7.12

Ainda o PF


Confesso que fiquei orgulhoso com o episódio sobre PF do Trilhas do Sabor. Pois, durante quase trinta minutos, ao lado de convidados, "destrinchamos" este ícone da culinária nacional. 

Conversamos, por exemplo, sobre as características de um bom PF, sobre as diferenças regionais na montagem deste e sobre o quanto o bufê à quilo o colocou em segundo plano na hora do almoço. 

Acredito que um dos objetivos do programa da Rede Minas é colocar uma lupa sobre pratos que caracterizam a cozinha brasileira e que, infelizmente, são renegados por modismos ou preconceitos.

Já escrevi aqui neste blog o quanto gosto de ler a coluna do crítico de gastronomia Léo Noronha, publicada semanalmente às sextas-feiras no jornal O Tempo. Pois no dia 29 de junho, o assunto dele foi o PF.

Abaixo, trechos da coluna do Léo:

"(...) sou avesso à massificação e franco defensor da variedade de serviços e produtos gastronômicos. E o prato feito se encaixa nisso, constituindo excelente alternativa à comida a quilo, assim como seu primo rico, o prato executivo, ou o "menu do dia", capaz de fazer a gente se sentir na Europa durante o almoço".

(...)

O prato feito (...) é visto pela classe média e alta como coisa de peão. Felizmente a Regina Casé, o hip hop e as Empreguetes estão aí para desancar o elitismo. A cultura nacional vai toda migrando para o reconhecimento e a valorização dos bons hábitos populares, como a nutritiva e completa mistura de arroz, feijão, verdura, legume e carne.

(...) 

"Já vi muita gente se dizendo envergonhada, ou simplesmente enjoada diante de uma montanha de arroz com feijão, coroada com ovo frito e adornada por uma linguiça, duas rodelas de tomate e uma folhinha de alface". 

(...) 

"Gosto de beleza. Muito, até. Mas ando incomodado com essa massificação estilística que meia dúzia de arquitetos conseguiu promover no cenário de bares e restaurantes de BH. Viva o prato feito, a simplicidade e a possibilidade de dispensar a maquiagem, a tal "produção" onipresente na sociedade do espetáculo".


Para ler a coluna na íntegra, clique aqui.

14.7.12

CBN Sabores BH - 06.07.2012 - O terceiro dia do Paladar - Cozinha do Brasil

Neste programa, conversei com o Marcelo sobre o terceiro e último dia do evento Paladar- Cozinha do Brasil.


Destaquei a aula Pães do Brasil, com Rogério Shimura e convidados; a palestra sobre crítica gastronômica dada por Luiz Américo Camargo; e as aulas/degustações de chocolates, por Diego Badaró, e sobre os diferentes tipos de arroz por Edinho Engel.




Para escutar este programa, clique aqui.

CBN Sabores BH - 04.07.2012 - O segundo dia do Paladar - Cozinha do Brasil

Contei como foi o segundo dia do Paladar - Cozinha do Brasil.


Destaquei a sensacional aula sobre frutas da Neide Rigo, da Mara Salles e da Ana Soares, e a sobre a comida de raiz do sertão de Ana Rita Suassuna.


  


Para escutar este programa, clique aqui.

CBN Sabores BH - 02.07.2012 - 0 primeiro dia do Paladar - Cozinha do Brasil

Contei como foi o 1o. dia do Paladar - Cozinha do Brasil. Entre as aulas que assisti, destaquei a do Alex Atala sobre peixes e a de Nick Johnston, da Bacio di Latte, sobre sorbets de frutas brasileiras.







Também contei como foi o encontro entre os chefs de cozinha e os representantes da Anvisa.


Para escutar este programa, clique aqui.

CBN Sabores BH - 29.07.2012 - O evento Paladar - Cozinha do Brasil

Diretamente de São Paulo, conversei com o Marcelo sobre o evento Paladar - Cozinha do Brasil. Destaquei algumas palestras da programação, que acontece no Grand Hyatt São Paulo entre os dias 29/06 e 01/07 e contei sobre o que os chefs estão conversando nos bastidores.


Para escutar este programa, clique aqui.

CBN Sabores BH - 27.06.2012 - O tacho de cobre

Conversei com o Marcelo sobre a importância do tacho de cobre na cultura gastronômica de Minas Gerais e que, infelizmente, esta proibido de ser usado para fazer doces pela Anvisa.


Ao lado de Renato, da goiabada da Zélia.
O uso do tacho de cobre é proibido pela Anvisa


Para escutar este programa, clique aqui. 

CBN Sabores BH - 25.06.2012 - Cozinha indiana

O assunto deste programa foi a culinária indiana. Destaquei algumas características desta cozinha tão aromática, falei sobre o forno tandoor que é usado para fazer pães e grelhados, e contei que o restaurante Maharaj oferece um festival com diversos pratos. Por fim, também recomendei o restaurante Buffet Bhagwan.


Para escutar este programa, clique aqui.

12.7.12

Trilhas do Sabor - ep. 69 - PF - parte 1

No episódio exibido em 09 de julho mostramos a primeira parte de nossa ode ao PF. 


Para conversar comigo sobre este prato que é um ícone da culinária brasileira, convidei: Léo Noronha, crítico de gastronomia do jornal O Tempo; Augusto Franco, repórter gastronômico da Veja BH; Beto Haddad, chef de cozinha do restaurante Bangkok; e Augusto Borges, do blog Augusto no Buteco.  


Durante o programa, visitamos quatro lugares que ótimos servem PF. São eles:

Pensão da Dona Anita (com Léo Noronha)
Telefone: (31) 3541-1490
Endereço: Praça do Rosário, 290
Nova Lima - MG

Bar do Antônio (com Augusto Franco)
Telefone: (31) 3221-2099
Endereço: Rua Flórida, 21, Sion.
Belo Horizonte - MG

Cheiro e Sabor (com Augusto Borges)
Telefone: (31) 3295-1177
Endereço: Rua Tupis, 1761, Barro Preto. (esquina com Rua Tenente Brito Melo)
Belo Horizonte - MG

Casa Cheia (com Beto Haddad)
Telefone: (31) 3274-9585
Endereço: Avenida Augusto de Lima, 744, Centro - Mercado Central - Loja 167
Belo Horizonte - MG



Bloco 1:



Bloco 2:


Mudança de Ares

Recebo com sabor agridoce a notícia que Felipe Rameh não é mais o chef de cozinha do restaurante O Dádiva.

Conheci o Felipe há dois anos no evento "Paladar - Cozinha do Brasil", em São Paulo. Na ocasião ele dividiu as panelas com a Elzinha Nunes, do Dona Lucinha SP, e preparou um delicioso palmito brejaúba assado.  

Dias atrás, conheci melhor o jovem e talentoso chef de cozinha durante a gravação de um episódio do Trilhas do Sabor sobre PF (que irá ao ar na segunda-feira, dia 16/07, as 22h30 na Rede Minas). A conversa foi tão boa que o chamei para participar do aniversário de três anos do CBN Sabores BH

Ontem, conversei com o Felipe por telefone e ele me contou que no momento irá se dedicar a viagens e ao curso de culinária que dá em sua casa (para informações sobre o curso, sugiro entrar em contato diretamente com o chef através do e-mail feliperameh@hotmail.com).

Felipe ainda me falou que estará cozinhando hoje, quinta-feira, no restaurante Trindade. Para reservas e mais informações sobre esta ocasião especial, favor contatar o restaurante no telefone 3879-4601.

Desejo boa sorte e bons ares ao Felipe. E que em breve ele volte a chefiar a cozinha de algum restaurante de Beagá.


Eu e Felipe Rameh no restaurante O Dádiva
durante gravação de episódio do Trilhas do Sabor

CBN Sabores BH - Especial 3 anos de programa

No sábado, 23 de junho, celebramos no Mercado Distrital do Cruzeiro os 3 anos de CBN Sabores BH. 

O programa especial teve duas horas de duração e contou com a participação de convidados e ouvintes.

Participaram da mesa de conversa: o Carlos Chiari (da Salumeria Chiari), o Tomaz Gomide (sócio-proprietário dos restaurantes L´Entrecote, Gomide, Atlântico e Bar do Lopes) e de Felipe Rameh (na época do evento, chef de cozinha do restaurante O Dádiva).

Para escutar o programa clique a seguir em cada um dos blocos: Bloco 1, Bloco 2, Bloco 3, Bloco 4.

CBN Sabores BH - 22.06.2012 - Detalhes sobre o café da manhã

Neste programa, Marcelo e eu demos os detalhes de como será o café da manhã que comemou os três anos do CBN Sabores. O evento aconteceu no dia 14 de julho, no Mercado Distrital do Cruzeiro. 

Lemos a lista dos ouvintes que participou do café da manhã comemorativo à data e divulgamos os produtos mais votados que fizeram nossa mesa de quitutes. 

Para escutar este programa, clique aqui.

CBN Sabores BH - 20.06.2012 - O "timing" na cozinha

O assunto deste programa foi a importância do "timing" correto em um restaurante. É preciso haver sintonia completa entre salão e cozinha para que o cliente não seja prejudicado com comidas que chegam frias à mesa, com pratos principais chegando antes da entrada, ou com bebidas sendo servidas depois da comida, etc. 


Para escutar este programa, clique aqui.

CBN Sabores BH - 18.06.2012

Devido a precariedade do sinal da minha operadora de telefonia celular, somente consegui conversar com o Marcelo no final do programa. Rapidamente falamos sobre o café da manhã que irá comemorar os três anos do CBN Sabores BH.

Para escutar este programa, clique aqui.

7.7.12

Trilhas do Sabor - série Caminhos dos Diamantes

A Rede Minas exibiu nas quatro semanas de junho e na primeira semana de julho a série Caminho dos Diamantes.

Em cinco episódios, percorremos um trecho da Estrada Real conhecendo diversas pessoas e provando iguarias deliciosas. 

Passamos por Diamantina, Biribiri, São Gonçalo do Rio das Pedras e Serro. 

Aproveito para destacar e enaltecer o trabalho de toda a equipe do Trilhas do Sabor. Obrigado ao produtor Cláudio, ao cinegrafista Daniel Márcio, ao operador de áudio Wanderson, ao motorista Horaldo, ao editor Daniel, e à estagiária Adriana. Sem eles, a série não teria sido o sucesso que foi.



Episódio 1: 


Diamantina - parte 1. 


Rusty Marcellini visita o Mercado dos Tropeiros para mostrar os produtos comercializados por lá. Conhece, também, um grupo de amigos que frequenta, todos os dias, os fundos da Alfaiataria do Sr. Jonas, para tomar uma cachacinha e provar tira-gosto.





Bloco 1:



Bloco 2:









Episódio 2: 


Diamantina - Parte 2


Rusty Marcellini apresenta mais um episódio da série Caminho dos Diamantes. Desta vez, ele toma café da manhã na Pousada Relíquias do Tempo. O apresentador experimenta o peculiar mingau de fubá do estabelecimento. No restaurante Al Árabe, o proprietário, Ahmad Kamal Issa, apresenta suas famosas esfirras. E ainda, Rusty conhece as belezas e as delicias da região.




Bloco 1:



Bloco 2:





Episódio 3: 


Biribiri e São Gonçalo do Rio das Pedras




Rusty Marcellini passeia pela vila de Biribiri, próxima a Diamantina, e apresenta, no terceiro programa da série, o bar do Raimundo sem braço, famoso pelas cachaças com raízes e pelos tira-gostos, como a linguiça e o torresmo. Você vai conhecer, também, o distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras, onde o casal Márcia e Peter faz questão de utilizar produtos de fornecedores da região em sua pousada, para valorizar os produtores locais.






Bloco 1:



Bloco 2:





Episódio 4:


São Gonçalo do Rio das Pedras


Rusty Marcellini apresenta o quarto programa da série Caminhos dos Diamantes. Você conhece os fornecedores da Pousada do Capão, estabelecimento que utiliza produtos de fornecedores da região, valorizando os produtores locais. Rusty também experimenta o requeijão escuro do Sr. Alcides e a farinha de mandioca de D. Lourdes. Ele ainda prova um almoço de dar água na boca, com estas delícias.




Bloco 1:



Bloco 2:





Episódio 5:


Serro


O Trilhas do Sabor traz o último episódio da série Caminho dos Diamantes. Rusty Marcellini mostra a famosa região do Serro, conhecida pela fabricação do queijo. O engenheiro Paulo Sérgio Torres Procópio conta a história deste produto, que é distribuído para todo o estado. Você conhece o trabalho desenvolvido pela cooperativa local, como é feita a fabricação do queijo, em uma fazenda, e um mini museu do Queijo, instalado na Fazenda Engenho de Serra.




Bloco 1:



Bloco 2:







Contatos:


Ep. 01:

John Spangler - historiador e guia - Tel. (38) 9106-0780 - ophicinaspangler@hotmail.com
Alfaiataria do Jonas - Beco da Tecla, 12 - Tel. (38) - 3531-1696


Ep. 02:


Pousada Relíquias do Tempo - http://www.pousadareliquiasdotempo.com.br - Tel. (38) 3531-1627
Restaurante Al Árabe - Tel. (38) 3531-2281
Pousada do Garimpo - http://www.pousadadogarimpo.com.br/ - Tel. (38) 3532-1040


Ep. 03:


Bar do Raimundo Sem Braço - Tel. (38) 3531-9699
Pousada do Capão - http://www.pousadacapao.com/ - Tel. (38) 3531-6068


Ep. 04:


Pousada do Capão - http://www.pousadacapao.com/ - Tel. (38) 3541-6068
Cíntia Fragoso - cin.fragoso@gmail.com
Seu Alcides (requeijão) e Dona Lurdes: contato através da Pousada do Capão

Ep. 05

Cooperativa de Laticínios do Serr0 - Tel. (38) 3541-1001
Jorge Simões - Tel. (38) 9968-0666 - casanova@jknet.com.br
Raulzinho - Tel. (38) 9972-6097

5.7.12

CBN Sabores BH - 15.06.2012 - A raclette

Começamos o programa lendo e-mails de ouvintes que participam da promoção do aniversário do CBN Sabores BH.


A raclette


Em seguida, falamos sobre a raclette, que surgiu na Suiça e que deriva da palavra  raspar. Isto se deve porque devemos "raspar" um queijo que é "torrado" perto de uma brasa ou resistência. 


Aparelho de raclette


Disse que a raclette deve ser saboreada com picles ou batatas e que existe um aparelho para prepará-la. Confessei não saber de restaurantes em BH que sirvam a raclette.


Para escutar este programa, clique aqui.

CBN Sabores BH - 13.06.2012 - Fondue

Marcelo e eu conversamos sobre "a" fondue que, segundo o escritor Luiz Fernando Veríssimo em seu ótimo livro A Mesa Voadora, "não é uma refeição e sim uma confraternização".








Expliquei que os principais fondues são carne, queijo e chocolate. Contei que uma fondue de queijo é feita com gruyere, ementhal, alho, vinho branco, kirsch, pimenta do reino e noz moscada. E só. Nada de creme de leite ou outros queijos.


Já o talento do cozinheiro que prepara a fondue de carne deve ser medido pela qualidade dos molhos, pois, convenhamos, fatiar carne e esquentar um óleo, qualquer um consegue fazer. 


Também disse que a ambientação ao redor de uma panela de fondue também é primordial (luz baixa, música adequada, aconchego, etc). E é por este motivo que muitos sentem saudades do Era Uma Vez Um Chalezinho para comer fondue em BH.


Hoje, as opções existentes na capital mineira para comer fondue são o Topo do Mundo e o Paladino.


Para escutar este programa, clique aqui.

CBN Sabores BH - 11.06.2012 - Café da manhã

O tema deste CBN Sabores foi o café da manhã.


Disse que o melhor da cidade continua sendo a Casa Bonomi. Mas algumas boas opções surgiram na cidade de um tempo para cá, como a Pão e Cia, o supermercado SuperNosso Gourmet do Xuá e, mais recentemente, o Floriano (que fica em frente ao Shopping São Bento). 


Depois falamos sobre como será a festa do nosso terceiro aniversário do CBN Sabores. Teremos uma mesa de café da manhã que contará com a participação dos ouvintes e convidados.


Para escutar este programa, clique aqui.

CBN Sabores BH - 08.06.2012 - Ainda o sal

Marcelo e eu continuamos conversando sobre o sal. Falei sobre o uso da salmoura como técnica de cozinha, sobre a quantidade de sal que se deve colocar na água fervente na hora de cozinhar massa ou legumes, sobre o uso do sal para desidratar carnes (como charque), curar peixes (gravlax), confitar (limão siciliano), etc.

Para escutar este programa, clique aqui.

CBN Sabores BH - 06.06.2012 - O sal

O assunto deste programa foi o sal. Contei que o sal pode ser usado para curar alimentos, preservá-los, e até deixá-los com cores mais vivas.


Comentei sobre o absurdo da legislação nacional que obriga o uso do iodo até mesmo na flor de sal e proíbe a importação deste.





O uso do sal vai muito além de simplesmente salgar a comida
Foto: cyberdiet.terra.com.br

Para escutar este programa, clique aqui.

CBN Sabores BH - 04.06.2012 - Savassi e Calzones

Abri o programa falando sobre a Festa da Itália e a sujeira dos quarteirões fechados da Savassi nos fins de semana. 


Depois, pulei para o assunto "calzones", uma espécie de pizza fechada que tem o formato de meia lua e é típica do sul da Itália. Também falei sobre o que são as focaccias, os filoncinos, e os paninis.


Em BH, para saborear as iguarias acima citadas, recomendei a Forneria Mu, o Olegário Pizzaria (para filoncino), e o Vinícius Pizzaria (para Focaccias).


Para escutar este programa, clique aqui.

CBN Sabores BH - 01.06.2012 - A comida cajun dos EUA

Marcelo e eu entrevistamos o chef Túlio, que nos contou, principalmente, sobre as características da cozinha cajun do sul dos Estados Unidos.


Para escutar este programa, clique aqui.

CBN Sabores BH - 30.05.2012 - Decepções em Diamantina

Marcelo e eu conversamos sobre a viagem que fiz para a região do Serro. 

Falei também sobre a precariedade do turismo em Minas Gerais. 

Contei, por exemplo, que no domingo à noite em Diamantina não consegui achar um lugar aberto para comer um simples pão com manteiga e tomar uma xícara de café com leite. 

Disse que fiquei decepcionado com os cardápios dos restaurantes no Largo da Quitanda, onde acontece a vesperata. Todos praticamente idêntico e que não vão muito além de carne com mandioca, fritas, pastéis, linguiça e caldos. Uma pena.

Ainda temos muito para crescer em relação ao turismo no nosso país. 

Para escutar este programa, clique aqui.