2.4.12

CBN Sabores BH - 05.03.2012 - O azeite de Maria da Fé

Neste programa, contei para o Marcelo e para os ouvintes sobre minha recente viagem a Maria da Fé, no sul de Minas, onde acompanhei a colheita de azeitonas e a transformação destes frutos em azeite.

Porém, constatei que é uma pena que um lugar tão bonito esteja ainda tão "verde" para o turismo. Na cidade mais fria de MG, por exemplo, não há um único lugar para tomar um chocolate quente ou um cappuccino.

Maria da Fé, terra da azeitona localizada no sul de Minas Gerais



A praça principal de Maria da Fé


Moradores batem papo debaixo de oliveiras
 no centro de Maria da Fé

Caixas com azeitonas prontas para virar azeite.

 Azeitona no pé.


Falei ainda sobre a qualidade dos azeites encontrados atualmente nos supermercados. Hoje é possível encontrar azeites feitos de diferentes variedades de oliveiras - os azeites monovarietais - como os da Arbequina, Picual e outras. Duas empresas que vendem estes azeites são a Borges e a Hojiblanca

Para escutar este programa, clique aqui.

Um comentário:

Leo Beraldo disse...

Rusty, uma solução que eu já testei (embora cara no Brasil), mas com uma mecânica muito bem pensada, é a da Nudo (www.nudo-italia.com).

Lá você pode alugar/adotar uma oliveira e receber pelo correio o equivalente a sua respectiva produção. Você pode escolher o produtor (escolhi Il Professore), e o azeite, por ser muito fresco, não tem equivalente nos supermercados.

No futuro, talvez esse fosse um bom caminho para os produtores de Maria da Fé, venderem seu azeite diretamente.