23.1.12

Pudim sem leite? Será que dá certo?

Li no caderno Degusta do jornal O Estado de Minas de domingo, dia 22/01, uma receita que me deixou bastante intrigado: um pudim de laranja feito que não tem leite como ingrediente. (OBS: gostaria de colocar o link para esta reportagem aqui no blog, mas não consegui localizá-la no site do jornal).





A matéria assinada por Laura Valente revela que a receita do pudim de laranja provém do sertão mineiro, especificamente de Morada Nova de Minas, e foi dada pelo empresária Maria José Capanema. Os ingredientes utilizados são ovos, caldo de laranja e açúcar. E nada mais. 

Capanema diz que originalmente utilizava a laranja-campista, mas que hoje costuma usar a laranja-seleta. Em relação ao modo de preparo, ela observa que "basta misturar todos os ingredientes até a massa adquirir a consistência ideal (que dá uma liga). (...) O segredo é transferir a massa repetidas vezes de uma vasilha para outra, como se fosse um coquetel".

Não sei a receita (ver abaixo) dará certo. Analisando-a friamente, creio que não. Espero, sinceramente, estar errado. Adoro pudins (inclusive, já dei duas receitas minhas no CBN Sabores, uma de pudim de leite condensado e outra de pudim de pão) e adoraria incluir esta no meu "repertório". 


Meu pudim de leite condensado


Uma dica que imagino que possa ajudar que a receita seja bem sucedida é bater os ovos na batedeira com o açúcar por um bom tempo e, depois, juntar o caldo de laranja. Também incluiria na receita as raspas de uma ou duas laranjas para dar mais sabor.

Vou esperar uma oportunidade para fazer esta receita e depois conto no blog como ficou. Caso alguém a prepare antes de mim, adoraria saber se deu certo.

Segue abaixo a receita conforme publicada no jornal:

Pudim de laranja

Ingredientes:

9 ovos
1 copo (200 ml) de caldo de açúcar
1 copo de açúcar

Modo de Fazer:

Misture todos os ingredientes até a massa adquirir aspecto homogêneo. Despeje em uma forma preparada com calda de açúcar. Asse em banho-maria por cerca de 40 minutos ou até que um palito de madeira espetado na massa saia dela limpo.
   

Nenhum comentário: