7.7.10

CBN Sabores BH - 24.06.2010

Neste programa, terminei a série de receitas de países que costumam chegar à final da Copa do Mundo dando uma receita de sobremesa brasileira: o nosso querido pudim de leite condensado.

A receita, que é a melhor que conheço e aprendi com meu padrasto Zé, pode ser encontrada na Churrascaria Rodeio (Av. do Contorno, 8222 / bairro: Santo Agostinho / Tel. (31) 3335-7544 / BH – MG).

A receita de Pudim de Leite Condensado é a seguinte:

Em uma forma especial de pudim (de banho-maria, que é encontrada na loja Ao Uirapuru, no Mercado Central), colocar 1 ½ xícara (chá) de açúcar. Levar diretamente ao fogo para caramelizar. Parar a caramelização passando-as (por fora, é claro) em água fria (como em uma torneira, mas com cuidado para não pingar água dentro.

Encher de água a forma de fora da “pudinzeira” até sua risca.

No liquidificador, bater por 10 segundos: 2 latas de leite condensado, 2 latas de leite (usar a medida da lata de leite condensado), 5 gemas, 1 ovo. Colocar esta mistura na forma interna da “pudinzeira” (a que está com o caramelo). Tampar. Levar ao fogo brando por 35 minutos. Desligar o fogo e descansar por 35 minutos (é isso que vai dar cremosidade ao pudim). Completar a forma externa da “pudinzeira com água até a risca. Ligar o fogo (baixo) e cozinhar por outros 35 minutos. Desligar. Deixar esfriar. Guardar na geladeira na própria forma de pudim com a tampa. Na hora de servir, desenformar.

O brasileiríssimo pudim de leite condensado.

O brasileiríssimo pudim de leite condensado.

Antes do programa terminar, revelei a lista dos 20 ouvintes que foram sorteados na promoção “Um Ano de CBN Sabores BH” e, portanto, irão tomar café comigo e com o Marcelo Guedes no sábado, dia 26/06, no Museu Abílio Barreto. São eles: Alexandre Moura, Amauri Dias, Ana Carolina Amaral, Andrea Santos, Carla Damásio Schmidt, Claudia Vieira, Claudimari Braga, Edelweiss Pinho, Eduardo Martins, Fernanda Oliveira, Grazielle Camila Gonçalves de Andrade, Guilherme Cardoso Dias Neto, Guilherme Lopes, Lucy Volpini de Oliveira, Maria Luiza Porcaro, Máxima Barros, Nathalia Brandão Rocha, Pedro Machado, Vera Lúcia de Oliveira Motta, e Viviane Pereira.

Depois listei os produtos de café da manhã mais votados:

Pão francês: Boníssima.

Pão de Queijo: Supermercado Verdemar.

Queijo Minas Artesanal: o da Loja do Itamar, no Mercado Central.

Requeijão em Barra: Pouso Alegre.

Geléia: amora da Queensberry.

Broa: do Café Irmãos, no Mercado Central.

Bolo: o bolo indiano do SuperNosso Gourmet.

Manteiga: Aviação.

Para escutar este programa, clique aqui.

Nenhum comentário: