20.7.11

CBN Sabores BH - 03.06.2011

Marcelo e eu conversamos sobre a já tradicional Festa da Itália, que acontece anualmente em junho, na região da Savassi. Entre as barracas que participam do evento, recomendei a da Chácara Chiari, a da Mole Antonelliana, a da Cumpanio, a da Pizza Pezzi, etc.

Os frios do Seu Chiari é um dos destaques da Festa da Itália


Em seguida, comentei e-mails de ouvintes:

Ana Beatriz Mascarenhas escreveu : “Eu, minha família e amigos estivemos em Macacos nesse último fim de semana. Fomos ao Ninho da Coruja por indicação de um amigo (que mais tarde descobri, não ia lá há 10 anos!!!). Bem, depois de esperar mais de 2 horas, nosso almoço enfim chegou. O feijão tropeiro, para nossa surpresa, tinha de tudo – menos feijão! Ervilha, cenoura, tudo no chamado feijão tropeiro. Além disso a broa de fubá que nos foi servida estava velha (qdo vc parte saem uns fios ?)… E o café? Era adoçado com rapadura – que na verdade era um pé de moleque, com amendoim e tudo! Aí vai meu desabafo e indignação, pois o lugar é super legal e o grupo era bem animado! E pelo que percebi no local, não éramos os únicos insatisfeitos…”

Vanessa Ribeiro sugeriu: “o Festival de Gastronomia Rural – Comidas da Roça. Acontece todos os anos em Itapecerica MG (180 KM de Belo Horizonte), sempre no final de semana do feriado de Corpus Cristi. Realizado na praça do coreto, com dezenas de tendas de comidas típicas como Tropeirão, Choriço, Pamonha, Torresmo, Suan com Arroz, Feijoada, arroz tinto, pão de queijo, biscoitos, bolos assados no forno a lenha na hora. Além das tendas, acontece também shows e danças relacionados ao tema da festa, por exemplo violeiros, sanfoneiros e catira no Coreto e também oficinas de culinária ao ar livre com cozinheiros da terra, usando fogões e fornos a lenha construídos para a ocasião. Há também tendas de artesanatos local e muita gente bonita! Vocês vão gostar muito, valerá a pena!”

Rita Albuquerque: “Estou precisando de uma receita muito boba, mas difícil de encontrar, é o Pudim de Pão velho.O que estou achando por aí, está muito sofisticado e perdeu a identidade (aquela da vovó). Por que as pessoas tem a mania de achar que sofisticando um prato ele fica mais gostoso?.”

[Dei então a minha receita mais simples de pudim de pão, que é:

Ferver 1 litro de leite (de preferência gordo) (se o leite for magro, como os de caixinha sem sabor, junte 1oo gramas de manteiga sem sal. Se quiser, também acrescentar 1 colher (sopa) de essência de baunilha.

À parte, bater na batedeira 5 ovos com 1 xícara de chá de açucar até esbranquiçar.

Depois, juntar um bocadinho do leite aos ovos. Misturar. Depois, ir juntando lentamente o restante do leite.

Por fim, cortar uma baguete grande de pão francês amanhecido em cubos. Juntar o pão à mistura de leite e ovos. Basta então assar.

Recomendo servir com uma calda de caramelo ou um bocado de doce-de-leite derretido com um pouco de leite.

Para escutar este programa, clique aqui.

Nenhum comentário: