14.5.12

CBN Sabores BH - 23.04.2012 - PF, um símbolo da culinária nacional

Adriana Ferreira, produtora do CBN Belo Horizonte, contou que o PF surgiu com a vinda dos escravos para o Brasil. Os portugueses já comiam o arroz, os escravos trouxeram o feijão e, com a chegada da corte em 1808, outros ingredientes foram introduzidos.


Falei que, para mim, um PF legítimo deve ter arroz; feijão; uma proteína, como a carne; batata ou farofa; ovo frito; e uma salada de alface e tomate ou couve refogada.


Lemos o e-mail do Cassio Vargas: "Caro Rusty, a boa comida agoniza por toda a Belo Horizonte. Quer comer bem, coma em casa! O hábito de consumo do PF foi substituído pelo hábito de consumo do Marmitex há muito tempo. A comida é a mesma, muda o local de consumo: restaurante ou trabalho. Por que o Marmitex substituiu o PF? O Belo Horizontino é pão duro e porco. Faz evento de buteco e tem orgulho de divulgar que BH é a cidade dos butecos. Se a comida está salgadinha, morninha, servida em um lugar gostosinho e ainda é baratinho... Pronto, que delícia! Isto sem falar dos horrores dos self service, que se deixar de existir, o Belo Horizontino chora! Mais uma vez... Self Service é baratinho, salgadinho, é rapidinho, além do mais é pertinho... Sinceramente!"


Comentei que um dos pontos positivos do PF é ir justamente em caminho oposto ao self service. Ao invés de colocar de tudo no prato, o PF é montado e equilibrado.
 
Por fim, li algumas recomendações de PFs enviados por e-mails de ouvintes, como o do Maurício na Rua Paraíba, o do bar do Chamego´s, o do Fazendão no caminho para Sete Lagoas, o da pensão da Dona Anita em Nova Lima, etc.


Para escutar este programa, clique aqui.

Nenhum comentário: