10.1.12

CBN Sabores BH - 09.01.2012

Fabiana e eu conversamos sobre algo que vem se tornando cada dia mais raro: tomar um cafezinho de coador em um balcão.

Contei que passei seis horas dentro do Café Nice (Av. Afonso Pena, 727 / Centro / Tel. (31) 3222-6924 / BH – MG), que existe desde 1939, devido a gravações do programa Trilhas do Sabor. Acabei percebendo a importância de locais como este em uma cidade para manter vivo o sentimento de comunidade na população. Por ali passam centenas (ou milhares?) de pessoas por dia. Para muitos frequentadores, comentar com o vizinho de xícara o que acontece na cidade ou na sua vida é uma terapia ocupacional. É esta a sua rotina. É este o seu dia-a-dia.

Café Nice, desde 1939 no Centro de BH. Foto: cafedosol.wordpress.com

Além disso, comentei que o Café Nice mantém em seu cardápio receitas pouco comuns no século 21, como omelete com salada, americano (aquele sanduíche servido aberto no pão de forma) e creme de ameixa. Como recomendações, sugeri a empadinha, o pão de queijo e o creme de ameixa.

Outros locais em Belo Horizonte que mantém viva a tradição do cafezinho de coador servido no balcão são o Café Dois Irmãos (Mercado Central de Belo Horizonte / Centro / Tel. (31) 3274-9714 / BH – MG), que tem uma broa de fubá de canjica divina, e o Boca de Pito (Shopping 5a Avenida / Rua Alagoas 1314, lj. 29B / Bairro: Funcionários / Tel. (31) 3271-0106 / BH – MG), que serve um gostoso biscoito de queijo.

Boca de Pito, outra casa que mantém viva a tradição do cafezinho de coador tomado no balcão.

Para escutar este programa, clique aqui.

Nenhum comentário: