10.1.12

"Beet Cake", ou Bolo de Beterraba

O amigo Wal Moraes, diretor de fotografia da Rede Minas, me mostrou este vídeo que mostra o preparo de um bolo de beterraba.

Fiquei encantado com a linguagem deste trabalho.

Ao contrário de vários vídeos encontrados na internet que veiculam um passo a passo cansativo de receitas, este mostra de maneira simples e poética o preparo de um bolo (e em apenas 2 minutos e 22 segundos!).

Confesso que se alguém me contasse a receita deste bolo de beterraba, provavelmente não teria a menor vontade de fazê-la. Porém, depois de assistir o vídeo abaixo, mudei de ideia.

Às vezes, o formato (o "como" algo é mostrado) é tão importante quanto o conteúdo (o "o quê" algo é mostrado).

Segue abaixo a receita do bolo de beterraba traduzido do inglês.

Beet Cake (Bolo de Beterraba)

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de beterrabas (cozidas e depois espremidas até virar um purê)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
120 gramas de chocolate meio-amargo derretido em banho-maria
2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara (chá) de manteiga (derretida)
3 ovos
açúcar de confeiteiro (Glaçúcar) para decoração

Modo de preparo:

Numa bacia, misturar todos os ingredientes "molhados" (purê de beterraba, açúcar mascavo, chocolate, extrato de baunilha, ovos e manteiga. Em outra bacia, misturar os ingredientes secos (farinha de trigo, bicarbonato de sódio e sal). Juntar os ingredientes "secos" aos ingredientes "molhados". Misturar tudo brevemente com uma colher de pau. Transferir a mistura para uma assadeira previamente untada e polvilhada com farinha de trigo. Assar em forno médio (210-220 graus Celsius). Desenformar. Polvilhar com açúcar de confeiteiro. (Imagino que o bolo deve ficar ainda mais gostoso se acompanhado de uma bola de sorvete de creme ou uma colherada de chantilly).


Nenhum comentário: