15.3.11

CBN Sabores BH - 21.01.2011

Comecei destacando a lista dos restaurantes participantes da 2a edição do Restaurant Week em BH.

Depois, Marcelo e eu comentamos uma reportagem do jornal O Estado de São Paulo, assinada por Luiz Américo Camargo, editor-chefe do caderno Paladar, intitulada “Nossos restaurantes estão mais caros do que na Europa” (clique aqui para ler a matéria na íntegra).

Abaixo, alguns trechos que destaco no texto de Luiz Américo Camargo:

“(…)Para muito além da inflação, nossos restaurantes mudaram de patamares de preço. As contas de três dígitos, antes restritas à alta cozinha, viraram padrão. Por que aconteceu isso?

(…) Os salões estão cheios, muitos lugares têm filas. Se a demanda é forte, por que os restaurantes haveriam de reduzir seus preços? Seria antinatural.

(…) E minha grande crítica é que as refeições não valem aquilo que está sendo cobrado. Pois preço é uma coisa; valor, outra.

(…) Estabelecimentos de nível mediano, que trabalham com receitas de domínio público, que lidam com ingredientes normais, andam cobrando como se fossem alta gastronomia. Os frequentadores? Sofrem com isso, mas têm parte da culpa.

A clientela quer muitos garçons, valet, hostess, toalhas de linho e taças de cristal. Tudo isso, claro, vira custo. Nada contra o luxo, que é necessário – mas que deveria ter hora e lugar certos para existir. Se a norma é exigir pompa em todo e qualquer lugar, um bistrô que poderia cobrar um prato por R$ 30 acaba vendendo por R$ 50.

(…) invistam seu dinheiro no que é bom, não no que é mediano. Pois, voltando ao conceito de valor, quando comemos mal, sempre é caro.”

Para escutar este programa, clique aqui.

Nenhum comentário: