5.1.11

CBN Sabores BH - 29.11.2010

Lemos e comentamos o e-mail do ouvinte Hugo Schayer:

[tomei a liberdade de destacar os trechos mais relevantes do e-mail abaixo]

“Gostaria de sugerir mais algumas pautas para o programa e apresentar uma pergunta sobre sanduíches. Primeiro a pergunta: você conhece algum lugar em BH que sirva um autêntico donner kebab? Este sanduíche é muito usado na Inglaterra e na Alemanha. Ele nasceu em Berlin, na mão de imigrantes turcos, e consiste na carne do churrasquinho grego colocada em um pão árabe com acompanhamentos como repolho, tomate, conservas, um molho de pimenta e um molho de iorgute. Já encontrei parecidos por aqui, ali naquela lanchonete na esquina de Cristóvão Colombo com Contorno (Falafel?), mas não é a mesma coisa. Se você conhecer algum, por favor, avise-me”.

[Disse desconhecer outros locais em BH além do Falafel (Av. do Contorno c/ Cristóvão Colombo) que fazem o donner kebab em BH]

Carnes assadas utilizadas no donner kebab

Um autêntico donner kebab. Foto: Blog "Rafa por ai".


Gostaria de sugerir tema para o programa. (…) O primeiro tema é o frango assado. As televisões de cachorro são uma tradição em BH, nos fins de semana. Já foram até nome do disco do Pato Fu.

[A canção do Pato Fu é Vitrine de Cachorro. Abaixo, a letra]

TELEVISÃO DE CACHORRO

(compositor: JOHN ULHOA)

ÀS VEZES PENSO QUE EU ASSISTO TV

COMO O CÃOZINHO QUE OLHA O FRANGO RODAR

QUE MAIS E MAIS SABOROSO DE SE VER

AGUÇA CADA VEZ MAIS MEU PALADAR


E QUANDO UMA GOTINHA DE ÓLEO CAI

COMO UMA NOVIDADE QUE ENTRA NO AR

EU PARO TUDO, EU PARO DE PENSAR

SÓ PRA FICAR TE OLHANDO, TELEVISÃO


PORQUE O QUE ESTÁ LÁ DENTRO

É TUDO O QUE EU QUERO TER

PORQUE O QUE ESTÁ LÁ DENTRO

É TUDO O QUE NÃO POSSO SER


EU PERCO HORAS BABANDO SEM SABER

QUE SE O GALO MORREU NÃO FOI POR MIM

E QUANDO OUTROS CÃEZINHOS VEM ME IMITAR

SÃO TELESPECTADORES NO MESMO CANAL


MAS MEU CACHORRO NADA VÊ NA TV

E É AÍ QUE EU VEJO O BURRO QUE O BICHO É

A TELA PLANA NÃO DEIXA ELE PERCEBER

A PROPAGANDA BACANA DE FRANGO


(…)Moro no Padre Eustáquio e aqui temos muitos estabelecimentos voltados para isso. Na região tem até um estabelecimento que assa o frango na brasa, em churrasqueiras. Em Betim, sei de lojas voltadas exclusivamente para este comércio, com venda de acompanhamentos diversos. Outro dia perguntei na padaria que frequento, quantos frangos eles vendem por fim de semana. A resposta foi surpreendente: 200. São mais de 10.000 frangos por ano! Acho que quando o gerente deles passa diante de uma granja, pelo menos umas 15 galinhas morrem automaticamente, de medo. É curioso notar que este produto destina-se, quase sem exceção, ao fim de semana, sendo que durante a semana são raras as televisões de cachorro funcionando.

Outro fato curioso é o pequeno número de galeterias que temos por aqui. Particularmente, eu só me lembro do Galeto Itália, na Savassi. [É verdade. Pena não haver nenhuma galeteria parecida como as que são encontradas na região serrana do Rio Grande do Sul]

Para escutar este programa, clique aqui.

Nenhum comentário: