5.1.11

CBN Sabores BH - 01.12.2010

Conversei com o Marcelo e os ouvintes diretamente de Nova Lima, onde estava pesquisando sobre as quecas, bolos tipicamente ingleses recheados com frutas cristalizadas. Aproveitei para contar a todos que também encontrei a lamparina em Nova Lima, na loja PIC Lanches, que fica ao redor da praça matriz da cidade.

Depois, conclui o comentário iniciado no programa anterior sobre o e-mail do ouvinte Hugo Schayer, recomendando locais em BH onde comprar bons frangos assados, como os que são vendidos na Rua Grão Mogol, 918; na Rua Palmira quase esquina com Rua do Ouro, e o do Vila Árabe (R. Espírito Santo quase esquina c/ Av. do Contorno).

A famosa "vitrine de cachorro"

Dei dicas de como fazer um bom frango assado em casa, como retirar o “ossinho da sorte” antes de assar, colocar manteiga e ervas frescas debaixo da pele, cobrir as coxas com papel alumínio. Em seguida, falei que é uma pena não haver galeterias em BH como as que existem em Bento Gonçalves e Caxias do Sul, ambas no RS.

Por fim, retornei ao segundo tema sugerido no e-mail de Hugo Schayer:

“O outro tema que eu gostaria de sugerir é (…) a tradição de panificação no Brasil, ou em Belo Horizonte. (…) Morei na Alemanha algum tempo e lá as padarias vendem pães maravilhosos, de todas as espécies, com grãos, doces. Quando voltei ao Brasil, depois de algum tempo, recebi uma conhecida de lá aqui e perguntei a ela o que havia mais agradado em BH. Ela respondeu sem tibutear: as padarias. Perguntei o motivo e ela esclareceu que elas tem sempre um lanche pronto, algo preparado para matar a fome. Achei isso curioso. É claro que as padarias alemãs são diferentes. Elas comercializam exclusivamente pães de todos os tipos, com todas as massas, mas não vendem pães recheados ou acompanhamentos para o lanche, na maioria das vezes. A nossa tradição de padarias é diferente. Além de terem um mercadinho, as padarias vendem pães com recheios de presunto, queijo, frango e queijo, variando, normalmente, pouco o tipo de massa. Além disso vendem bolos, possuem um balcão para lanches, um freezer de sorvetes, vendas de balas, chocolates e guloseimas, cigarros, etc. Enfim, percebo as nossas padarias, aquelas de bairro mesmo, como estabelecimentos únicos e por isso gostaria de ouvir um programa sobre isso, com informações que justifiquem estabelecimentos tão peculiares”.

[Recomendei os paes alemães da padaria da Neckartal, que fica na Rua Leopoldina; a Cumpanio, na Rua do Ouro, 292; e a tradicionalíssima Padaria Savassi, na Rua Rio Grande do Norte, 1436A]

Os maravilhosos pães da Cumpanio.

Para escutar este programa, clique aqui.

Nenhum comentário: