19.10.10

O site sugador de vídeos

Segundo reportagem da revista Viver Brasil, "[a Mercearia Paraopeba] varou mais de um século parada no tempo, até que o youtube colocasse na web um filme sobre ela".

Engraçado, não sabia que o Youtube sugava vídeos por aí. Pensei que fossem as pessoas que os disponibilizavam no site.

E que cada por trás de cada vídeo, há sempre seu realizador. Neste caso, sou o responsável pela pesquisa, roteiro e direção.

Pois é, mas para a repórter Silvânia Arriel (faço questão de dar sempre os devidos créditos, pois assim aprendi) da Viver Brasil foi o Youtube quem colocou o vídeo sobre a Mercearia Paraopeba no ar. E não eu, um ser humano que possui nome e se chama Rusty Marcellini.

3 comentários:

Angélica de Castro disse...

Olá Rusty Marcellini,

Quem fez o upload do vídeo no canal do youtube foi você. Obrigada. Graças a ele, não só a Viver, como também diversos meios de comunicação tiveram acesso à história e puderam relata-la.
Como você mesmo diz, o youtube não suga vídeos e em momento algum isso foi dito na reportagem de Silvânia Arriel. Você, como eu, sabemos que foi por meio do youtube, e do grande número de acessos que ele tem, que o vídeo ficou conhecido. Você fez o upload, mas se não tivesse sido aprovado, não teria tido tantos acessos. Logo, qual o motivo de utilizar a tática de imprensa marrom de distorcer os fatos no twitter para conseguir acessos em seu blog?
Obrigada por ter realizado o upload do vídeo. Acreditamos sinceramente que a história da mercearia se propagou muito e pode ter ajudado várias pessoas em cidades que ainda utilizam o escambo como meio de sobrevivência. Uma história bonita, com uma riqueza de detalhes impressionante que precisa ser conhecida. Você não acha?

Rusty Marcellini disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rusty Marcellini disse...

Prezada Angélica,
Gostaria que você entendesse que a questão em debate não é o crédito de quem fez o upload do vídeo no Youtube.
Mas sim o de não creditar o realizador (roteiro, direção, pesquisa, etc) do vídeo na reportagem. E este fui eu.
Meu interesse é exatamente a divulgação da mercearia (através do vídeo), que por sinal disponibilizei gratuitamente na internet.
Atenciosamente,
Rusty Marcellini.