11.10.10

CBN Sabores BH - 29.09.2010

O programa abordou o que as pessoas que precisam sempre seguir receitas na hora de cozinhar podem fazer para acabar com esta dependência.

Contei que seguir receitas ao pé da letra pode ser perigoso, pois há inúmeros variantes que devem ser levados em conta na hora de cozinhar, como a marca de produtos, o tipo de forno utilizado e, acredite, até a umidade relativa do ar (essencial, por exemplo, na hora de fazer pães).

Falei que uma coisa é mudar uma receita para o seu gosto em casa. Outra, completamente diferente (e que deve ser evitada), é pedir para mudar uma receita de um prato quem em um restaurante.

Recomendei anotar receitas que deram certos em um caderno. Este pode ser organizado em categorias como carne, peixes, saladas, molhos ou em entrada, pratos principais, sobremesas, etc.

Destaquei a importância do sal nas receitas, que serve para “acordar” os sabores e não para “salgar” uma comida. E disse que a melhor maneira para saber se uma receita ficou boa é provando-a, pois há instruções que pedem “pitada”, “bocado”, “a gosto”, e até “uma pratada”.

Para escutar este programa, clique aqui.

Nenhum comentário: