15.9.10

CBN Sabores BH - 10.09.2010

Marcelo Guedes e eu demos continuidade ao assunto São Bartolomeu, um distrito de Ouro Preto cujos moradores vivem de fazer doces em barra.

Marcelo destacou um foto que enviei para ele por email de uma senhora descascando goiaba. Abaixo, a tal fotografia citada. (Para ver outras fotos de São Bartolomeu, clique aqui).

A doceira Doca ao redor de goiabas

A doceira Doca ao redor de goiabas

Contei que a produção varia de uma família para outra, mas que os tachos imensos suportam até 200 litros de doce. Também destaquei o som oco do doce-de-leite sendo batido na hora de resfriá-lo.

Marcelo me pediu para colocar no blog o cardápio que provei na casa de Serma, servido diretamente no fogão à lenha de sua casa. Lá vai: arroz, feijão batido, angu, folhas de mostarda refogadas, torresmo, mandioca, ovo caipira frito, e carne de porco com umbigo de banana. Tinha ainda suco de goiaba ou de limão capeta e, de sobremesa, musse de goiaba e/ou goiabada com queijo. Caso queira repetir meu feito, o almoco deve ser encomendado de antemao pelo telefone 31-3551-0930 (mas Serma so aceita grupos bem pequenos).

Comida mineira sobre fogao a lenha na casa de Serma

Comida mineira sobre fogao a lenha na casa de Serma


Por fim, dei uma receita de Doce de Pao.

20 paes franceses amanhecidos em fatias e torrados no forno

20 gemas passadas por peneira e batidas.

Fazer uma calda em tacho misturando 2 litros de agua, 2 quilos de acucar, e cravo `a gosto.

Passar os paes na calda de acucar. Retirar da calda e descansar. Passar os paes na mistura de gemas e voltar `a calda quente. Retirar, descansar. Levar `a geladeira. Servir com bastante canela em po.

Para escutar este programa, clique aqui.

Nenhum comentário: