15.9.10

CBN Sabores BH - 08.09.2010

Conversei com o Marcelo sobre os doces em barra de São Bartolomeu, um minúsculo distrito de Ouro Preto que fica a 10 km em estrada de terra do município de Cachoeira do Campo.

Contei que São Bartolomeu já foi capital de Minas Gerais durante 3 dias e destaquei os oratórios da rua principal, o sino de madeira da igreja principal.

A pacata São Bartolomeu, um distrito de Ouro Preto.

A pacata São Bartolomeu, um distrito de Ouro Preto.


Dia útil em São Bartolomeu.

Dia útil em São Bartolomeu.

Além disso, os doces de São Bartolomeu são patrimônio imaterial de Ouro Preto. Para comprá-los, recomendo chegar na rua principal e começar a bater palmas para anunciar sua presença (pois as casas não tem campainha). Uma das casas de doces que recomendo é a Serma e Vicente, onde também funciona o cartório da cidade. Em frente à casa deles, há uma placas anunciando “doces caseiros”.

Caso eles estejam fazendo doces, pergunte se poderia conhecer os tachos de cobre da fabriqueta, que são gigantescos e lindíssimos.

Dudu checando o ponto do doce-de-leite

Dudu checando o ponto do doce-de-leite


Raspando o tacho

Raspando o tacho

São muitos os doces feitos na cidade. Destaco os de banana, goiaba, pêssego verde, limão capeta, laranja, e doce-de-leite.

Falei que o doce de São Bartolomeu pode ser encontrado no Laticínios Irmãos Costa, no Mercado Central de BH, e na Mercearia Paraopeba, em Itabirito.

Quando visitei São Bartolomeu, almocei na casa da Serma um comida espetacular de tão simples. O cardápio, servido no seu fogão à lenha era o seguinte: arroz, feijão batido, angu, folhas de mostarda refogadas, torresmo, mandioca, ovo caipira frito, e carne de porco com umbigo de banana. Huuuummm…. Fico com água na boca só de lembrar. Se alguém quiser fazer o mesmo, sugiro ligar para a Serma (31-3551-0930) de antemão e avisar que gostaria de almoçar na casa dela. Mas ela só aceita grupos bem pequenos, no máximo 6 pessoas. Assim, o melhor é ir durante a semana.

São Bartolomeu também tem uma pousadinha pra lá de aconchegante. Dessas sem TV no quarto, mas tudo muito bem cuidado e limpinho. Ela se chama Pousada São Bartolomeu (31-3551-0911 / 3551-0915 / 3071-8400).

Para ver mais fotos de São Bartolomeu, clique aqui.

Para escutar este programa, clique aqui.

Nenhum comentário: