25.8.10

CBN Sabores BH - 06.08.2010

Iniciei o programa agradecendo ao Bruno Amaral que me enviou um belo livreto com as receitas do VI Festival de Culinária de Igarapé, cidade vizinha de Betim. Disse que farei o possível para ir conhecer o evento em sua próxima edição, em 2011.

Em seguida, encerramos o assunto “Paladar do Brasil“, evento de gastronomia promovido pelo jornal O Estado de São Paulo que aconteceu no Hotel Grand Hyatt SP entre os dias 29/07 e 01/08.

Destaquei a palestra “Como Nasce Um Chocolate Fino Baiano”, com Diego Badará e Frederick Schiling, que contaram sobre a aventura de fabricar um chocolate gourmet feito – do grão à barra. Os dois cultivam o cacau orgânico entre árvores nativas da Mata Atlântica, na Fazenda Monte Alegre (em Itacaré), colhem os frutos, fermentam, secam e torram as amêndoas. Só então surge o espetacular chocolate Amma, cujas barras são vendidas com 30%, 45%, 50%, 60%, 75% e 85% de cacau. Caso você vá às cidades onde o chocolate Amma é vendido (São Paulo, Goiânia, Salvador, Florianópolis, e Juiz de Fora), não deixe de prová-lo.

EMBALAGEM 50 (2)ico

EMBALAGEM 60 (2)ico

EMBALAGEM 75 (2)ico

EMBALAGEM 85ico-1

Caso queira assistir a um trecho da aula acima, clique aqui e vá ao quinto vídeo postado.

Também comentei a aula “Minas, Da Tradição À Técnica”, com Elza Nunes (do restaurante Dona Lucinha SP) e Felipe Rameh de Paula (do Benedita Bistrô, em Muriaé, MG). Os dois prepararam receitas com ingredientes como quitoco, palmito brejaúba, capiçoba, rapadura, e ora-pro-nobis.

Por fim, respondi o e-mail que Mariana Medeiros: “Será que durante esta semana vocês poderiam sugerir lugares interessantes (no sabor e no preço) para se comemorar o dia dos pais”.

Recomendei o cardápio de preço fixo (R$ 75,00 por pessoa) do La Pasta Gialla (que fica na Rua Levindo Lopes 96, na Savassi), o rodízio do Fogo de Chão (Rua Sergipe, 1208, na Savassi), os restaurantes dos chefs do Viva Mesa, ou na saída para o Rio de Janeiro, em Nova Lima), sugeri o Bodega 361 (Quinta Avenida, 361, Cond. Vale do Sol) e o La Victoria (Rua Hudson, 675, Jd. Canada).

Restaurante Bodega 361, no cond. Vale do Sol.

Restaurante Bodega 361, no cond. Vale do Sol.

Antes de terminar, recomendei as ofertas gastronômicas do site CityBest.

Para escutar este programa, clique aqui.

Nenhum comentário: