24.8.10

CBN Sabores BH - 02.08.2010

Diretamente de São Paulo, contei para os ouvintes sobre o evento Paladar do Brasil, promovido pelo jornal O Estado de São Paulo, que aconteceu entre os dias 29 de julho a 01 de agosto no hotel Grand Hyatt.

Fui convidado para apresentar, junto de Helvécio Ratton, um trecho do documentário sobre o queijo minas artesanal intitulado “O Mineiro e o Queijo”. Se quiser assistir a um pedaço do filme, clique aqui.

Entre o que assisti, destaquei a palestra “Tinha uma horta aqui – do jacatupé ao jiquiri”, com Neide Rigo. Ela falou sobre produtos que foram negligenciadas ao longo do tempo e praticamente sumiram. Neide nos mostrou leguminosas, tubérculos, e folhas que jamais havia ouvido falar. Para mais detalhes sobre o trabalho de Neide, recomendo acessar seu blog Come-se ou, para saber especificamente sobre a aula acima, esta postagem que ela publicou.

Destaquei a presença no evento do Roninho e sua Mercearia Paraopeba, que vieram diretamente de Itabirito para o evento.

A Mercearia Paraopeba, que fica em Itabirito.

A Mercearia Paraopeba, que fica em Itabirito.

Falei ainda sobre a degustação que harmonizou queijos e cafés mineiros, realizada por Eduardo Maya e Ensei Neto, e sobre a aula Minas D.O.C, com Eduardo Maya. Ele fez receitas com produtos como a casca do buriti, chamada de cogumelo do sertão, a maria-gondó (folha amarga cultivada no entorno de Belo Horizonte), o maracujá-croá e a sapucaia.

Também destaquei a aula Estudos Monográficos: A Banana da Vez, com Roberta Sudbrack. A chef contou sobre o processo de investigação da banana e ensinou receitas com a fruta. Para ler as receitas, clique aqui.

Para assistir a diversos vídeos sobre o evento que postei em meu blog, clique aqui.

Para escutar este programa, clique aqui.

Nenhum comentário: