2.3.10

Um novo inferno na região metropolitana

No filme "Desconstruindo Harry", escrito e dirigido por Woody Allen, há uma cena em que um personagem desce em um elevador para o inferno. Durante o percurso, uma voz anuncia a quem cada um dos andares está destinado. Por exemplo: andar 5 - críticos literários; andar 6 - serial killers e advogados que aparecem na TV; andar 7 - a mídia (este andar já estava lotado); andar 8 - evangélicos com programa na TV; etc.

Porém, faltou que Woody Allen acrescentasse um andar para os responsáveis em aprovar as obras das construtoras em bairros como Belvedere, Buritis, e, agora, Alphaville. Aproveitando, deveria ter dedicado outro andar para os donos das construtoras que fazem estes prédios sem pensar no impacto que irão causar na comunidade ao seu redor.

Depois que o bairro Belvedere virou aquele inferno com prédios de apartamentos milionários diante de ruas apertadinhas, esburacadas, e uma arvorezinha sequer, agora chegou a vez do mesmo acontecer no Alphaville.

Estive por lá recentemente e levei um susto desses de curar soluços com o que vi:

(Ah, se você acha o Belvedere um bairro "lindo", este post não é para você)

Vista do trevo de acesso para Ouro Preto

Foto tirada diante a portaria do Minas Náutico





Maquete dos prédios com 14 andares cada um!

3 comentários:

Clara Bello disse...

Rusty, apoiado em gênero, número e grau! Parece que somos das poucas pessoas de BH que acham o Belvedere o ó. Eu não moraria lá nem de graça, o bairro não tem charme nenhum, e é um suplício aquele trânsito. Depois de estragarem a paisagem da Serra do Curral, agora as construtoras forma estragar a Lagoa dos Ingleses. Taí outro lugar que não tenho a mínima vontade de morar. É de chorar mesmo, ver uma coisa dessas.

Nina H disse...

Caro Rusty,
Belvedere, Shopping BH, Alphaville, irc!
E o Alphaville foi projetado com uma estimativa de q lá morarão 20 mil habitantes! (Dentro, sem contar com o crescimento do entorno.)
Maior q muita cidade, numa alça de rodovia!
Assim como o Shopping BH, q tb já nasceu errado, numa alça de trevo de rodovia, num terreno alagadiço, num pântano!
Aliás, o Belvedere foi edificado em cima de um pântano! Onde foi parar a água? Por acaso o lençol freático foi rebaixado, ou está tudo lá boiando em cima d'água? Um dia afunda, viu?
Como em São Paulo, onde terrenos do vale do Tietê foram ocupados, onde foi parar a água das lagoas marginais q serviam berçário de peixes e de piscinas de retenção das águas de chuva - barraginhas naturais? Só pode dar em enchentes!
E em BH, onde foi parar o Arrudas?
Rio subterrâneo, sem encostas de matas ciliares, encaixotado em baixo, dos lados e em cima. Virou um funil! Tem q transbordar à montante!
Boulevard do Arrudas! Eu sabia q ia dar nisso! Tenho experiência de cozinheira, de encher garrafas de vinagre, q eu mesma faço, com funil. Transborda, viu?
(não estou nem contando q tenho experiência de urbanista, pois tenho vergonha do silêncio dos meus pares a repeito da Linha Verde)

Ana Laura disse...

e dá-lhe efeito estufa!
Por isso que BH fica cada vez mais quente acada ano...estão acabando com as matas do entorno da cidade.Há até 10/15 anos as redondezas do BH shopping eram uma delícia,e agora?Nem temos mais inverno aqui!
Acabou-se!

abçs,

AL