5.2.09

Sensibilidade à flor da pele

Acabei de ler "Mar Sem Fim", de Amyr Klink, (ed. Cia. das Letras). Antes, já havia lido outras duas obras escritas pelo navegador: "Cem Dias Entre Céu e Mar" e "Linha D´Água". Todos os três livros são fascinantes. Mesmo que o leitor não tenha o menor interesse em viagens ou navegação, vale a pena descobrir o mundo de Amyr Klink. Mas caso seja um preguiçoso-mor e tenha total aversão pela leitura, ainda assim é possível conhecer um pouco da vida de Klink através do tocante e sensível documentário "Mar Sem Fim", disponível em DVD.

Abaixo, um dos trechos que sublinhei de "Linha D´Água", meu livro favorito de Klink.

"Sentia falta não propriamente de estar no mar, de navegar, mas dos meses de trabalho duro que vinham antes, do desafio de inventar sistemas mais simples, desenhar soluções novas, da luta eterna contra os atrasos, das discussões com inventores exóticos nem sempre normais, do formidável transtorno existencial que a construção de um barco acarreta".

A seguir a sinopse do livro conforme o site da Livraria Cultura.

"Depois dos sucessos de 'Cem dias entre céu e mar', e 'Paratii', Amyr Klink traz agora o relato de sua viagem de cinco meses e cerca de 18 mil milhas navegadas dentro da Convergência Antártica, sem pôr os pés em país nenhum e enfrentando toda a sorte de desafios. O resultado está neste livro, uma espécie de diário de bordo ilustrado. Dos preparativos do projeto à festejada volta a bordo do veleiro Paratii, a obra desperta no leitor tanto o desejo de aventura como a curiosidade em relação á região que os navegadores antigos costumavam designar como 'além do inferno'. 'Mar sem fim' contém também três cadernos especiais, com 53 ilustrações da fauna da região, fotos, mapas da Antártica feitos especialmente para esta edição pelo artista plástico Sírio Cançado, e ainda desenhos do Paratii".

Um comentário:

PG disse...

Rusty,

Tanto o documentário quanto o livro são excele. Principalmente para quem gosta de viajar...

Abs,

PG