15.5.12

CBN Sabores BH - 09.05.2012 - Comida de rua versus "alta" gastronomia

Neste programa, baseado em acontecimentos em torno da Virada Cultural em São Paulo, mais especificamente no evento intitulado "a galinhada do Atala", conversei com o Marcelo sobre a relação entre a comida de rua e o conceito de "alta" gastronomia.


Comentei a declaração infeliz de Carlos Augusto Calil, secretário municipal de cultura de São Paulo, que disse que a “alta gastronomia é coisa para poucas pessoas".

Em seguida, indiquei o blog E-Boca Livre, de Carlos Alberto Dória, e comentei alguns trechos do blog sobre a relação comida de rua e alta gastronomia, como:

"Seguramente se a “alta gastronomia” (?) vai para a rua não é para ser para poucos. É para quebrar parâmetros, invadir novos territórios - enfim, democratizar-se, matar a curiosidade de quem nunca pode provar dessas coisas sobre as quais fala a imprensa, falam os blogs, o twitter".

(...)

"O que nos falta talvez seja a consciência de que “alta gastronomia” nada mais é do que uma barreira de classes. É a comida ajardinada, não a comida “de rua”".

(...)

"Diante de uma coisa tão excludente [a "alta" gastronomia francesa], cunhou-se recentemente a expressão “baixa gastronomia”, que é outra bobagem, pois reproduz a ideia de que gastronomia vive mesmo é em gueto; como se “comer bem” não pudesse aspirar à universalidade. Nas feiras, umas barracas de pastel são mais concorridas do que outras. Isso é gastronomia. Nem alta, nem baixa: simplesmente gastronomia. Há gastronomia por toda parte, assim como comida ruim".

(...)

"Assim como é preciso tirar a musica erudita das salas de concerto, apresentando-a em praça pública, é preciso tirar os chefs dos seus espaços diminutos, devotados à cultura da grana, para se apresentarem em praça pública. Assim como a musica erudita é ombreada pelo rock, pelo rap, a gastronomia-de-salão precisa encontrar a comida de rua, propiciar a comparação. Muita gente só queria ver se a galinhada do Atala é “realmente” boa. Essa dúvida sobre o “melhor” é o verdadeiro motor da gastronomia".


Para escutar este programa, clique aqui.

Nenhum comentário: