2.4.12

CBN Sabores BH - 16.03.2012 - Fechamento do Café da Travessa e outros assuntos


Marcelo e eu começamos o programa dando uma notícia ruim: após 15 anos de vida, o Café da Travessa fechou as portas devido à inviabilidade do negócio.



 As obras da chamada "revitalização" da Savassi foram um 
dos motivos que culminou no encerramento das atividades
do tradicional Café da Travessa.
Foto: www.nasavassi.com.br



Depois, lemos e comentamos e-mails de ouvintes, como os de:

Guilherme Cardoso: "Será que a sopa de canjiquinha, misturada com linguiça e tão consumida por nós mineiros, pode ser considerada uma comida brega? E o mingau de fubá com couve, o conhecido "pela égua", também pode ser considerado comida brega?"

Siuse Camargos: Brega é fazer o que os outros querem e não aquilo que gostamos, valorizamos e amamos, em nome de modismos. Chega de complicação. Voltemos a nossas raízes. Voltemos á naturalidade na vida! Bem, há muitas comidas “ bregas” que eu adoro, mas há uma que gosto muito. Empadinha de frango feita na terra de meu marido. Estrela do Indaia. Muito bom. Trazemos e oferecemos a nossos amigos quando vem aqui em casa e é sucesso sempre!"

Rodrigo Ferreira: "gostaria de parabenizar o programa, pois sempre que consigo ouvi-lo acho de ótima qualidade os debates e os interesses na gastronomia. Nunca escrevi para o programa mas hoje me senti numa obrigação de escrever, pois gostaria de entrar no debate sobre a comida crua. Tenho um formação em sociologia e gastronomia, ambas caminham junto comigo. Li um livro sobre esse assunto Pegando Fogo - Como cozinhar nos tornou humanos, do antrópologo Richard Wranghan, e se vocês não conhecem indico para todos, pois é uma ótima opção de leitura, apesar de ser de um antropólogo, a linguagem é de fácil acesso a todos os ouvintes. Nele há uma nova discussão sobre a comida crua e uma explicação do porque a comida cozida fez com que nós seres humanos se "desenvolvesse" melhor que as outras espécies, mostra como nosso organismo não está preparado para absorver os todos os nutrientes dos alimentos crus e sim dos alimentos cozidos. Fica essa dica e obrigado pela atenção."

Hugo Schayer: "Escutei o programa do dia 07/03 e senti muita falta da menção do principal motivo para se ingerir os alimentos cozidos: a saúde. Sinto que o problema dos vermes e outros parasitas oriundos de alimentos crus, especialmente as carnes, com atenção para a de porco, ficou em segundo plano.Na verdade, o único argumento que conheço a favor da Raw Food se chama Caroline Alt e estampou a capa da Playboy americana em dezembro de 2008, depois de seguir esta dieta por 14 anos, aos 48 anos de idade".



Para escutar este programa, clique aqui.

Nenhum comentário: