19.1.12

Vitrivius - arquitetura e urbanismo em debate

Numa manhã de "ócio criativo", descobri um site bem interessante especializado em arquitetura e urbanismo chamado Vitrivius (clique aqui para acessá-lo). 

É engraçado, mas de um tempo para cá, justamente ao sentir que a cada dia as cidades ficam mais feias, passei a me interessar por arquitetura (talvez, o interesse se deve também porque me casei com uma arquiteta). Porém, tal curiosidade pelo assunto é proveniente mais de um sentimento de revolta do que de admiração.

É impressionante a quantidade de obras horrorosas que existem por aí! Pessoas são empilhadas em prédios espremidos um ao lado do outro. Muitos com pretensiosos espelhos azuis na fachada. 

E os condomínios de luxo cercados por muros altos e vigiados por seguranças que suam embaixo de terno e gravata? Muitos imitando os subúrbios norte-americanos com suas iguais e enfileiradas. Cruzes! 

E os bairros? Sofrem com a especulação imobiliária e com a falta de planejamento de infra-estrutura. Quer me condenar à tristeza e ao consequente sentimento de depressão? Basta me colocar para morar num prédio do Buritis ou do Belvedere. Ou me levar para "passear" no Alphaville. Ou então para ver a tal da "revitalização" (eta palavrinha ordinária!) da Savassi, com calçadões sem sombra, bancos públicos de concreto sem encosto, mesas e cadeiras de plástico. Cadê o paisagismo? Cadê postes com vasos de flores? Cadê ombrelones? Cadê uma solução para o espaço ocioso onde funcionou o Cine Pathé? Cadê o tal do "charme" que a prefeitura prometeu que recuperaria na Savassi?

Voltando ao Vitrivius, recomendo acessar Experimento Savassique traz um vídeo (ver abaixo) com uma proposta para esta região de Belo Horizonte e Frutas, legumes, arquitetura e democracia; que analisa a vitória da sociedade civil frente à prefeitura diante o desejo desta de querer transformar o Mercado Distrital do Cruzeiro em um empreendimento de hotéis, centro-comercial e estacionamentos.



Experimento Savassi - Uma Cidade Possível from Lucas Carvalho on Vimeo.








Premiação “Viva o Mercado!”, vista geral, 
Francisco Albano Andrade e equipe, 
Primeiro Lugar, Belo Horizonte, MG, Brasil, 2011

Nenhum comentário: