31.1.12

Dez bons livros

Apesar de hoje ser o último dia de janeiro, creio que ainda dá tempo de listar os dez livros que mais gostei de percorrer a vista em 2011 (OBS: não está em ordem de favoritismo)

1) Steve Jobs, de Walter Isaacson (Ed. Companhia das Letras)



Sinopse da editora: 

"Este livro, baseado em mais de quarenta entrevistas com Steve Jobs - e entrevistas com familiares, amigos, colegas, adversários e concorrentes -, narra a vida deste empresário, cuja paixão pela perfeição e cuja energia contribuíram para seis indústrias - a computação pessoal, o cinema de animação, a música, a telefonia celular, a computação em tablet e a edição digital".

Trecho por mim selecionado:


"Jobs reagiu à sua maneira típica. "Eu quero que [a placa do PC] seja o mais bonito possível, mesmo que esteja dentro da caixa. Um grande marceneiro não vai usar madeira vagabunda para o fundo do armário, mesmo que ninguém veja"". (pg. 151)



2) O Jeitinho Americano, de Matthew Shirts (Ed. Realejo)



Sinopse da editora:

"Em 'O jeitinho americano', o brasilianista Matthew Shirts analisa as culturas brasileira e americana à luz de autores clássicos e da sua própria experiência".

Trecho por mim selecionado:


"A chegada da oficial da alfândega só piorou a situação. Era baixinha, forte, e parecia ser bem mais macho do que eu. Trazia consigo, ainda, um pastor alemão com cara de ignorante e um revólver que ia da cintura até o joelho". (pg. 187)



3) Ao Ponto, de Anthony Bourdain (Ed. Companhia das Letras)



Sinopse da editora:

"Os treze convidados sentam-se à mesa e aos poucos vão se reconhecendo. Estão ali figuras do mundo culinário, chefs que atenderam a um convite secreto. Quem conta é Anthony Bourdain, prestes a experimentar uma iguaria quase mítica entre o panteão de cozinheiros. A iguaria em questão é o ortolan, um pequeno pássaro preparado inteiro, que os convidados comem com um guardanapo sobre a cabeça. Que o ortolan seja ilegal na França e nos Estados Unidos não parece incomodar Bourdain. E, com a mesma desenvoltura que ele participa desse banquete, também circula de lambreta por Hanói atrás da sopa perfeita, come espetinhos com trabalhadores em Tóquio e bebe todas num carrinho de tacos no México. Nos textos reunidos neste livro, Bourdain examina a indústria de fast-food americana e mostra os bastidores do reality-show Top Chef. Também revê seu passado com as drogas, agora sob a perspectiva de quem encara a paternidade pela primeira vez".

Trecho por mim selecionado:


"A sobremesa chega, é île flottante. Um simples merengue a oferecer seus encantos, flutuando numa poça de creme inglês. Todos rugem de prazer com este clássico jurássico, típico da velha escola. O brilho morno da bonomia nos reconforta, compartilhamos o prazer de uma refeição memorável. Brindamos à nossa sorte com calvados e conhaque" (pg. 19)



4) O Encontro Marcado, Fernando Sabino (Ed. Record)



Sinopse da editora:

"Um jovem escritor, Eduardo Marciano, está em procura de si mesmo e da verdadeira razão de sua vida. Quase absorvido por uma brilhante boêmia intelectual, seu drama interior evolui subterraneamente, expondo os equívocos fundamentais que vinham frustrando sua existência e sufocando sua vocação. Ele vê seu matrimônio quebrar-se quando já não pode abdicar; por força de sua própria experiência, o suicídio deixa de ser uma solução. Nessa paisagem atormentada, ele deve renunciar a si mesmo, para comparecer ao encontro com uma antiga verdade".

Trecho por mim selecionado:


"Os clássicos podem ser bons, mas não agora. A gente lê agora, depois não lê mais, não adianta nada. São bons para a gente ler depois de velho". (pg. 46)



5) Mal Secreto - Inveja, de Zuenir Ventura (Ed. Objetiva)



Sinopse da editora:

"Que pecado, afinal, será esse - que ninguém admite ter, mas todos juram conhecer? Insidiosa, dissimulada e insaciável, a inveja é o mais antigo e atual dos pecados. E também o mais democrárico - homens e mulheres, pobres e ricos, todos a têm, ou já tiveram, ou vão ter. Ao investigar o tema 'inveja', o jornalista e escritor Zuenir Ventura esbarra em histórias de amor, medo e morte. Exatamente como nos romances policiais, alguém tropeça num corpo. Realidade? Ficção? 'Mal secreto' mistura aventura e revelações, como num jogo tecido pela própria inveja onde o mais importante não é o que se ganha, mas o que o outro perde".

Trecho por mim selecionado:


"Ciúme é querer manter o que se tem; cobiça é querer o que não se tem; inveja é não querer que o outro tenha". (pg. 11)



6) Ilusão da Alma, de Eduardo Giannetti (Ed. Companhia das Letras)



Sinopse da editora:

"Após a retirada de um tumor cerebral que o deixa parcialmente surdo, um jovem professor de literatura, especialista em Machado de Assis, isola-se do mundo e passa a viver, entre livros e livros, absorvido por uma paixão intelectual - o estudo da relação entre o cérebro e a mente. Do embate entre Sócrates e Demócrito no iluminismo grego do século V a.C. aos achados e espantos da neurociência, a trama do livro descreve passo a passo, a viagem de descoberta do narrador pela história das ideias. A medida que avança nos estudos o protagonista se descobre nas malhas de um credo obsessivo e aterrador - a ideia de que tudo que lhe passa pela consciência - suas alegrias e tristezas, suas memórias, temores e esperanças, seu senso de identidade e sua sensação de liberdade ao agir no mundo - nada mais é senão o produto da atividade de bilhões de células nervosas situadas em seu cérebro. A paixão de conhecimento que nele desperta após a cura do tumor físico dá lugar a um tumor metafísico - uma crença despótica alojada no cerne da consciência anfitriã".

Trecho por mim selecionado:


"A diferença na atribuição de interioridade aos outros seres vivos ajuda a compreender por que a sensação de degolar uma galinha é tão mais perturbadora, para a maioria de nós, que a de matar uma lagartixa ou esmagar uma barata com o pé". (pg. 77)



7) Perda Total, de Ivan Sant´Anna (Ed. Objetiva)



Sinopse da editora: 

"Os voos 402, 1907 e 3054 protagonizaram episódios considerados trágicos na história da aviação brasileira. A ausência de sobreviventes tornou esses acontecimentos estarrecedores. Ivan Sant'Anna relata, nesta obra, os meandros dessas histórias, mesclando à narrativa o rigor técnico dos fatos apurados e o toque humano dos relatos sobre as vidas afetadas pela tragédia. Por três anos, o autor investigou as causas e as consequências dos acidentes. Mergulhou em arquivos, inquéritos, processos judiciais, relatórios, gravações das caixas-pretas. Ouviu os parentes das vítimas, pilotos comerciais, projetistas de aviões, engenheiros e peritos. Do embarque de cada passageiro até os momentos finais do voo, o autor reconstitui a movimentação na cabine, as ordens das torres de comando, as condições do tempo, da pista e do avião".

Trecho por mim selecionado:

"A empresa [TAM] estendia um tapete vermelho para que os passageiros andassem sobre ele a caminho da aeronave. Na ponta desse tapete, junto ao primeiro degrau da escada, o comandante os recebia, dando-lhes boa vindas. Só retornava ao cockpit ao final da cerimônia. Isso diminuía a possibilidade de, junto com o copiloto, encontrar algo errado antes de as turbinas serem ligadas". (pg. 47)



8) Honra Teu Pai, de Gay Talese (Ed. Companhia das Letras)



Sinopse da editora:

"Lançado em 1971, 'Honra teu pai' é um livro-reportagem sobre os meandros do mundo da máfia, centrado na história de Joseph 'Joe Bananas' Bonanno, que controlava uma das chamadas Cinco Famílias de Nova York, e de seu filho Salvatore 'Bill' Bonanno, protagonista de uma sangrenta guerra entre mafiosos. Partindo do sequestro de Joseph em 1964, o livro remonta à origem do clã Bonanno e descreve a ascensão do patriarca, que aos 26 anos já controlava uma das grandes famílias da máfia italiana de Nova York. Ao mesmo tempo, mostra em detalhes o confronto que surge após o sequestro de Joe, quando Bill, diante do vácuo de poder deixado pela ausência do pai, se vê emaranhado num embate pelo controle da própria família".

Trecho por mim selecionado:


"A primeira ideia de Bonanno foi que Bonventre, que outrora trabalhara nos Estados Unidos como subchefe da organização Bonanno, estivesse para ser deportado de sua nativa Sicília, para onde voltara no ano anterior, tendo levado consigo dos Estados Unidos um suprimento de papel higiênico que daria para toda a vida; achando-o melhor do que os que eram produzidos na Sicília, mais ásperos" (pg. 44)



9) Comida e Cozinha, de Harold McGee (Ed. WMF Martins Fontes)



Sinopse da editora:

"'Comida e cozinha - Ciência e cultura da culinária' é uma obra que pretende ajudar os leitores a compreenderem de onde vêm os alimentos, de que são feitos e como a culinária os transforma. O livro é um compêndio que traz informações sobre ingredientes, métodos de cocção e prazeres da mesa".

Trecho por mim selecionado:


"Cozinhar com consciência é prestar atenção ao que nossos sentidos nos dizem enquanto preparamos o alimento, combinar essa informação com as experiências do passado e com uma compreensão detalhada do que está acontecendo na substância interna dos ingredientes e, por fim, adequar e adaptar nosso modo de preparação". (pg. 4)



10) Saga Brasileira, Miriam Leitão (Ed. Record)



Sinopse da editora: 

"Esta obra aborda a história econômica do país, da hiperinflação ao plano Real, passando pelos congelamentos, planos que não passavam de um verão e o confisco do governo Collor, e procura mostrar como os brasileiros podem ter sofrido até a estabilização da moeda".

Trecho por mim selecionado:


"Quem viveu [o Plano Cruzado] não consegue esquecer as enormes filas para comprar um quilo de carne, racionada, e de qualidade cada vez mais duvidosa. Os produtos, em geral, começaram a sumir das prateleiras". (pg. 67)



Nenhum comentário: