31.1.12

CBN Sabores BH - 30.01.2012

O assunto deste programa foram os molhos clássicos franceses feito à base de manteiga, como o hollandaise, o bernaise, e o beurre blanc. 


Expliquei a origem do hollandaise (também conhecido como "holandês", apesar de ter sido criado na França) e disse que o molho é ingrediente essencial para fazer o delicioso eggs benedict, comum em cafés da manhã nos EUA.


O clássico Eggs Benedict, que leva molho hollandaise.
Foto: simplyreceipes.com 




Também expliquei os ingredientes e as combinações adequadas do bernaise e do beurre blanc.




Abaixo, minha receita de molho hollandaise



Ingredientes:

80 ml de vinho branco seco
40 ml de vinagre de vinho branco
½ colher (sopa) de grãos quebrados de pimenta do reino branca
1 colher (sopa) de cebola roxa picada
1 colher (sopa) de água
2 gemas
125 g de manteiga sem sal derretida em fogo bem baixo
Suco de limão a gosto
Sal
Raspas de limão (opcional)
Ciboulette em fatias bem finas (opcional)


Modo de preparo:

Em uma panela, colocar o vinho branco, o vinagre, os grãos de pimenta, e a cebola roxa. Ligar o fogo e deixar o líquido reduzir quase por completo (até aprox. 30 ml).  Passar o líquido através de uma peneira para uma bacia de inox. Descartar os sólidos (grãos de pimenta e cebola roxa). Juntar a água ao líquido. Misturar. Juntar as gemas passando-as por uma peneira. Misturar. Levar a bacia de inox ao banho-maria. Mexer constantemente com um fouet (batedor de arame) até a mistura engrossar. Juntar aos poucos (em fio) a manteiga derretida. (Obs: a água do banho-maria jamais pode levantar fervura). Quando o molho estiver leve e cremoso, retirá-lo do fogo. Juntar o suco de limão a gosto (sempre de pouco em pouco). Corrigir o sal. Se desejado, juntar as raspas de limão e a ciboulette. Servir o molho morno (Caso necessário, aquecê-lo novamente em banho-maria).

Para escutar este programa, clique aqui.

Nenhum comentário: