14.1.12

CBN Sabores BH - 13.01.2012

Em conversa com o Marcelo Guedes, destaquei dois festivais que estão acontecendo na capital mineira: o Festival Sabores do Mercado (clique aqui para mais informações), que agrega 12 bares do Mercado Central, e o Festival Cachaça Gourmet (clique aqui para mais informações), que reúne 22 bares e restaurantes entorno de receitas feitas com cachaça.

Em seguida, li e comentei o e-mail de Athos Valério que foi enviado para saboresbh@cbn.com.br

Athos escreveu que leu no blog de Isabela Raposeiras (que, por sinal, recomendo) que em BH, altitude 890m, a água não ferve a 100˚, como acontece ao nível do mar, mas sim a 94-95˚.

Também citei durante o programa uma receita que faço de um linguine com salmão flambado com vodca (disse que talvez a vodca pudesse ser substituída pela cachaça). Segue abaixo esta receita a pedido do ouvinte Henrique Pereira.

(OBS: no Trilhas do Sabor que fiz sobre o Dia dos Namorados (clique aqui para assistir), fiz esta receita durante o programa)





LINGUINE AL SALMONE

Rendimento: uma pessoa.

Ingredientes:

100 gramas de linguine (também conhecido como “bavette”) importado
80 gramas de salmão cortados em fatias
10 folhas de hortelã em tiras finas
½ pimenta dedo-de-moça bem picadinha
2 colheres de azeite
1 dente de alho bem picado
½ xícara de creme de leite fresco
Vodca para flambar
Sal a gosto

Modo de preparo:

Colocar o linguine para cozinhar em água fervente salgada (a água deve ter o sabor de água do mar). Numa frigideira grande, colocar o azeite e o alho. Colocar sal nas fatias de salmão. Quando este começar a chiar, juntar o salmão, a pimenta dedo-de-moça, e as folhas de hortelã. Refogar rapidamente o salmão. Juntar a vodca e flambar. Assim que a chama apagar, adicionar o creme de leite fresco. Deixar o molho encorpar. Checar o sal. Adicionar o linguine (no ponto ao dente) ao molho. Envolver a massa no molho na frigideira. Servir.



Para escutar este programa, clique aqui.

Nenhum comentário: