13.11.10

CBN Sabores BH - 20.10.2010

Neste programa, dei dicas de lançamentos de livros cujos temas são a gastronomia. São eles:

Gastronomia Sertaneja – receitas que contam histórias, de Ana Rita Dantas Suassuna (Ed. Melhoramentos).

Sinopse da Editora:

“Este livro apresenta sugestões da culinária nordestina, receitas tradicionais, histórias dos pratos e ingredientes e os festivais onde são servidos. ‘Gastronimia Sertaneja’ destaca as diversidades e a cultura dessa região do país”.

Gastronomia Sertaneja

Nem Garfo Nem Faca – À mesa com os cronistas viajantes, de Rosa Belluzzo (Ed. Senac SP).

Sinopse da Editora:

“Esta obra trata da formação da identidade do povo brasileiro sob o ângulo da culinária do país. Inspirado nos relatos de cronistas, jesuítas e viajantes durante os séculos XVI e XIX, especificamente nos trechos que fazem referência aos hábitos alimentares e à culinária local, apresenta a visão idílica dos europeus quando aportaram no Brasil e durante os séculos como colônia de Portugal. As diferenças culturais entre o Velho e o Novo Mundo, a aceitação ou o repúdio dos costumes alheios e os erros de interpretação dos cronistas são objetos de estudo da autora”.

Nem Garfo Nem Faca

Para Onde Foram os Chefs? Fim de uma gastronomia francesa, de François Simon (Ed. Senac SP)

Sinopse da Editora:

“O crítico gastronômico François Simon faz comentários sobre a culinária moderna e contesta contra a excessiva globalização perpetrada pelos chefs de alta gastronomia, implode os clones do espanhol Ferran Adrià em território francês e desdenha do sobe e desce de estrelas do Guia Michelin”.

Para Onde Foram os Chefs?

Pingado e Pão na Chapa – Histórias e Receitas de Café da Manhã, de Luciana Mastrorosa (Ed. Memória Visual)

Sinopse da Editora:

“Neste livro, a autora comenta os itens clássicos do café da manhã e fala sobre hábitos brasileiros e mundiais na primeira refeição do dia. Além disso, dá dicas para montar um brunch com a família e os amigos, sugere receitas e pratos para um café a dois e oferece ideias para um café da manhã festivo, sempre com receitas para acompanhar”.

Pingado e Pão na Chapa

Uma Longa e Deliciosa Viagem, de João Castanho Dias (Ed. Barleus).

Sinopse da Editora:

“Para escrever ‘Uma longa e deliciosa viagem’, João Castanho Dias pesquisou na literatura dos primeiros cronistas do país como Gabriel Soares de Souza, Rocha Pita, Saint Hilaire, Richard Burton, John Mawe, Spix e Martius, J.B. Debret e outros. A obra ilustrada conta a história do queijo no Brasil desde a primeira queijaria fundada em 1581, na Bahia”.

Uma Longa e Deliciosa Viagem

Para escutar este programa, clique aqui.

Nenhum comentário: