27.10.10

CBN Sabores BH - 08.10.2010

Neste programa, demos início a uma série de programas sobre serviço.

Em programa anterior (04/10/10), critiquei as atitudes de alguns garçons de restaurantes que participaram do Restaurant Week.

Começamos lendo o e-mail de Hugo Schayer Sabino (abaixo) para depois comentá-lo.

“Escutei o programa da segunda, dia 04, e tenho alguns comentários a fazer a respeito da Restaurant Week e a questão dos garçons. (…) É ridículo você ir a um Restaurante e ser tratado como um cliente de segunda categoria. Quando será que os restaurantes vão entender que vendem serviço e não produto?

A respeito dos garçons, achei o comentário feito um tanto quanto complicado. Pergunto, em relação aos garçons, como os restaurantes procedem e como os remuneram.

Acredito que seja muito fácil entrar para um evento desse e não fazer um planejamento para garantir a remuneração do garçom. O dono diz: ” – Olha, estamos nesta promoção.” E fim do jogo. O garçom que arcará com os custos da empreitada, pois terá a sua remuneração reduzida. É importante lembrar que ele é profissional empregado e não sócio. Ou seja: ele não assume riscos. Se o dono quer participar, que garanta a remuneração do empregado.

Por que não garantir uma remuneração mínima ao garçom, sem dividir com ele os riscos do negócio? Vão dizer que os custos são altos? Sei lá. Fiquei com a impressão que o evento, como um todo, foi mal planejado, pois a corda acaba arrebentando para o lado mais fraco e neste caso é o garçom.

(…)

A respeito desta questão, tem mais dois pontos a serem mencionados: o 10% é sempre opcional, em razão do Código de Defesa do Consumidor. O outro é: para quem fica a gorjeta? Ela é verba trabalhista? Isto é uma questão séria que prejudica o funcionamento de muitos restaurantes.

(…)

Gostaria de ter mandado estas menções antes, quando você fez um programa sobre um chinês self-service malucão (acho que era o Chop Stick San, lógico que eu não fui lá para conferir), que cobrava 10% por serviço, mas faltou oportunidade.”

Para escutar este programa, clique aqui.

Nenhum comentário: