23.7.10

CBN Sabores BH - 19.07.2010

O assunto tratado neste programa foi a famigerada panela de pressão. Enquanto uns morrem de medo dela, principalmente por causa do barulho da chiadeira, outros adoram utilizá-la para acelerar o cozimento de alguns alimentos.

panela-de-pressao

Inicialmente, gostaria de recomendar a todos uma ótima reportagem que foi publicada no caderno Paladar do jornal O Estado de São Paulo em 25 de fevereiro de 2010. Para ler as duas partes da matéria clique aqui e aqui.

Falei sobre os cuidados que deve ter com a panela de preessão, expliquei como ela funciona (que a pressão dentro dela faz a água ferver a 116C – 120C), quais os alimentos que devem ser feitos nela, etc.

Por fim, dei uma receita de lagarto com molho ferrugem feito na panela de pressão:

Limpar (tirar a gordura) uma peça de lagarto de aproximadamente 1 kg. Dar umas furadas na peça com uma faca de ofício (para o lagarto não encolher demais). Na panela de pressão, colocar um pouquinho de óleo. Dourar o lagarto na panela (tem que ficar com cor bem escura, uma marrom dourado bem escuro. Pois é isso que vai dar gosto ao molho). Retirar o lagarto da panela e reservar. Colocar na panela 1 cebola cortada em 4, 1 cubo de caldo de carne e outro de caldo de legumes. Misturar. Juntar 1/2 litro de água. Misturar. Colocar o lagarto na panela. Fechar.

Depois que estiver chiando por 30 minutos, abrir a panela (esfriar a panela antes em água da pia e cucutar a válvula para toda o vapor da panela ir embora)e virar o lagarto. Cozinhar por outros 20 minutos de chiadeira.

Abrir a panela. Retirar o lagarto. Juntar 1 cebola em fatias finas, 1 tomate sem sementes cortado em fatias finas, e 1 colher (sopa) de extrato de tomate (se quiser colocar um bouquet garni de ervas como salsinha, tomilho, louro e alecrim também fica bom). Misturar. Voltar com o lagarto para a panela e cozinhar sem tampo por cerca de 10 minutos (para que este molho dê uma concentrada). Checar o sal. Desligar o fogo. Fatiar o lagarto e deixá-lo dentro deste molho. Servir com pão francês, batatas assadas ou um arroz branco com uva passas.

Para escutar este programa, clique aqui.

Nenhum comentário: