28.5.10

Uma fruta chamada canistel

O ouvinte do CBN Sabores BH Antonio Andrade me presenteou com uma fruta que dá em seu sítio chamada canistel. Confesso que jamais havia escutado falar dela.

Antônio me escrevou dizendo que a canistel é “de origem mexicana, tem um sabor e aroma marcante, de cor amarelo ouro. Na internet, há informações que ela é muito utilizada na fabricação de sorvetes principalmente nos EUA e México”.

Ontem, eu e Marcelo Guedes, apresentador do CBN Belo Horizonte, provamos a canistel. E aprovamos seu aroma e sabor marcante. No final do veredicto, a comparamos com a pupunha, uma fruta com bastante amido e não muito doce, que se faz presente nas mesas de café da manhã no norte e nordeste do país. Acredito que, assim como acontece com a pupunha, a canistel deve ser bem gostosa quando utilizada em bolos ou quando cozida e servida com manteiga e mel no café da manhã.

Abaixo, uma foto da canistel e um quadro com suas características que Antonio incluiu junto dela.




(Para melhor visualizar o quadro abaixo, favor clicar sobre a foto)

Um comentário:

Sulli disse...

Experimentei essa fruta exótica, comprei na Liberdade (SP). Achei o sabor muito interessante, nunca havia comido nada igual. Comparo o gosto com o sabor daqueles coquinhos amarelos alaranjados que dão nas palmeiras ( já que não conheço pupunha), foi o que achei mais próximo. Gostei de conhecer as características da fruta aqui neste blog.