18.5.10

Receita de Croque Monsieur

No CBN Sabores BH de 26/04/2010, conversei com o Marcelo Guedes sobre um dos meus sanduíches favoritos: o croque monsieur. Abaixo, a receita desta maravilha da cozinha francesa:

Rendimento: individual.
Sugestão de acompanhamento: salada de folhas verdes com molho de mostarda Dijon.

- 2 fatias de 1 polegar de altura de pão brioche (recomendo os que são vendidos na Casa Bonomi e no Ah! Bon, ambos em Beagá).

- 50 gramas de queijo tipo gruyère nacional ralado grosso (gosto dos que são fabricados na região de Cruzília e de São Vicente de Minas, no sul de MG)

- 3 ou 4 fatias finas de presunto cozido de qualidade (recomendo o presunto Royale da Sadia)

- 2 colheres (sopa) generosas de molho bechamel (que é feito da seguinte maneira: ferver 1/2 litro de leite aromatizado com pedaços de cebola, cenoura, salsão, além de algumas ervas como louro, salsinha, tomilho e alecrim. Coar. Em outra panela, fazer um roux com proporções iguais de manteiga sem sal e farinha de trigo (mais ou menos 2 colheres rasas (sopa) de cada ingrediente). Juntar o leite aos poucos batendo com um fouet (batedor de arame) até engrossar (recomendo que o bechamel não seja muito grosso). Temperar o molho branco com sal, pimenta do reino moída na hora e noz moscada. Reservar.

Montagem:

Por cima da primeira fatia de brioche, colocar as fatias de presunto e 1 colher (sopa) do bechamel. Cobrir com a outra fatia de brioche. Por cima, colocar outra colherada de bechamel. Espalhar. Cobrir com o queijo gruyère ralado. Levar ao forno pré-aquecido até o queijo ganhar uma cor dourada. Fatiar o sanduíche ao meio e servir com a salada de folhas.

Nenhum comentário: