12.1.10

Receita de Torta de Nozes americana

No programa CBN Sabores BH de 28/12/2009, falei rapidamente sobre uma torta de nozes que pode ser feita usando as nozes e castanhas que sobraram da ceia de fim de ano. Publico abaixo esta receita (que é simplesmente divina!)


A massa podre que servirá de base é feita da seguinte maneira:

Massa podre doce


Rendimento: 1 forma de cerca de 25 cm de diametro

125 grs de manteiga sem sal em temperatura ambiente

100 grs de açúcar de confeiteiro

1 pitada de sal

250 grs de farinha de trigo

2 gemas

2 colheres (sopa) de leite frio

Bater em batedeira (ou com batedor de arame - fouet) a manteiga, o açúcar e o sal até virar um creme. Juntar depois as gemas e a farinha. Misturar até ponto de migalhas. Juntar o leite. Misturar com o garfo. Usar a mão (quanto menos melhor) para dar um formato de um tronco curto e grosso. Enrolar em papel manteiga como se fosse uma bala. Descansar na geladeira por 1 hora. Abrir a massa com cerca de 4mm de espessura. Colocar a massa na forma (caso precise, vá cobrindo os buracos com pedacinhos de massa. Levar ao congelador por 1 hora. Tirar do congelador e pré-assar imediatamente em forno a 180o por aproximadamente 15 minutos (ela ainda estara branca)


Abaixo, a receita do recheio que cobrirá a massa pré-assada.


Assar por uns 5 minutos 2 xícaras de nozes (ou avelãs, pecãs, castanhas, etc) picadas grosseiramente sobre papel manteiga.

Numa bacia de inox, bater com fouet:

3 ovos

1 xícara de açúcar refinado

1 xícara de Karo

1 colher (sopa) de rum escuro

5 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida

1 colher (chá) de essência de baunilha

1 pitada de sal

Juntar as nozes. Misturar.


Colocar este recheio sobre a massa podre pré-assada e assar por aproximadamente 35 a 45 minutos (nota: o recheio da torta terá a consistência de gelatina quase dura. Mas depois de esfriar, ele ficará um pouco mais consistente).


Servir com chantilly.


Nenhum comentário: