12.1.10

Receita de croquete feita com as sobras de fim de ano

Meu padrasto tem a tradição de usar as sobras de peru e pernil para fazer croquetes deliciosos. No CBN Sabores BH de 28/12/2009, dei a receita no ar. Porém, caso não a tenha anotado, ela pode ser lida abaixo.

Receita de croquete

Desfiar todas as carnes que sobraram da ceia e desfiar. Passá-las em seguida por um mini-processador. Reservar.

Em uma panela, refogar em óleo, uma cebola bem picada, um bocadinho de alho batidinho, e uns dois tomates sem pele e sem sementes picados. Juntar a carne que foi passada pelo processador. Misturar bem, refogar um instante e reservar. Pesar.

Em seguida, para cada 1 quilo de peso da mistura de carne, misturar bem numa vasilha: 1/2 litro de leite integral, 4 gemas passadas por uma peneira, e 2 colheres (sopa) de farinha de trigo.

Na panela, refogar a mistura de carne com a mistura de leite. Ir mexendo com colher de pau até o ponto em que se soltar do fundo da panela (como é feito quando se faz a massa de coxinhas). Checar o sal e, caso deseje, colocar um bocadinho de pimenta-do-reino, e salsinha bem batida. Reservar para esfriar.

Modelar os croquetes, passá-los por 3 ovos batidos com um garfo e, depois, por farinha de rosca. Congelar. Quando for prepará-los, fritar em óleo quente.

Nenhum comentário: