26.5.10

Suflê de Goiabada da Christy com Calda de Requeijão

No CBN Sabores BH de 17.05.2010, dei uma receita de suflê de goiabada. Abaixo, a receita detalhada:




Souffle de Goiabada da Christy com calda de requeijão


Rendimento: 08 pessoas


Ingredientes:


Manteiga sem sal para untar

Açúcar para polvilhar

300 g de goiabada da Christy


Clara de 5 ovos pequenos ou 03 grandes

1 pitada de sal

2 colheres (sopa) de açúcar


2 colheres (sopa) bem cheias de requeijão em barra

1 xícara (chá) de creme de leite

1 colher (sopa) açúcar

1 pitada de sal


Modo de fazer:


Untar oito ramekins (recipiente canelado especial para souffle) de 10 cm de diâmetro com manteiga amolecida. Polvilhar açúcar (se tiver açúcar cristal, melhor) no fundo e nas laterais do ramekim, retirando o excesso. Aquecer o forno em temperatura média (aprox. 220 graus Celsius).


Amolecer a goiabada em uma panela junto de duas colheres (sopa) de água. Colocar uma colher (sopa) da goiabada amolecida no fundo do ramekim.


Bater as claras na batedeira com a pitada de sal até o ponto de neve. (Obs: ligar a batedeira na velocidade baixa e ir aumentando-a gradualmente). Quando atingir o ponto de neve, abaixar a velocidade da batedeira e juntar duas colheres (sopa) de açúcar.


Juntar 1/3 da quantidade total das claras em neve à goiabada amolecida. Misturar com cuidado com uma escumadeira (ou espátula) de baixo para cima (cuidado para não desmanchar as claras). Depois que a mistura estiver uniforme, juntar o segundo terço das claras, misturar delicadamente. Acrescentar o restante das claras e misturar novamente. Mexer de baixo para cima para não desmanchar as claras.


Colocar a mistura nos ramekins, tomando o cuidado para encher somente até a altura de um dedão abaixo da borda. Dar uma leve batidinha no ramekim para assentar a mistura. Levar ao forno já aquecido por cerca de 10 minutos.


Avisar a todos para buscarem seus lugares à mesa.


Servi-lo imediatamente após retirar do forno


Calda de requeijão


Derreter o requeijão com o creme de leite fresco, uma colher cheia (sopa) de açúcar e uma pitada de sal numa panela. Ferver cerca de dois minutos até que a mistura engrosse um pouco. Levar a calda à mesa e servi-la por cima do souffle.


Por fim, depois de servir, agradecer os elogios.

Nenhum comentário: