1.3.10

De onde vem a comida - a matança do porco

Desde o dia em que li o texto intitulado "De onde vem a comida", do livro "Em Busca do Prato Perfeito", de Anthony Bourdain, quis conhecer um pouco mais sobre a tradicional matança do porco que acontece em Portugal.





O texto de Bourdain, um dos meus autores favoritos, conta que todos aqueles que cozinham (e comem) deveriam estar mais cientes de onde vem a comida para, assim, dar-lhe maior respeito.

Pois bem, ainda não tive o privilégio de ir a Portugal para acompanhar o centenário ritual de bater o porco e utilizá-lo por inteiro (por inteiro mesmo!) em receitas diversas.

Quando minha irmã Catharina me contou que a família de seu namorado Matheus Botarro realiza a matança do porco aos moldes portugueses em plena Minas Gerais, na cidade de Cataguazes, fiquei encantado. Infelizmente, não pude acompanhá-los quando aconteceu o ritual. Porém, tive o prazer de provar alguns cortes do porco abatido (pois eles trouxeram parte da carne para BH) e ver as fotos do ritual.

Abaixo, trechos selecionados do texto "De onde vem a comida" e fotos que Matheus e Catharina me repassaram:



(...)
(...)


(...))

(...)
(...)






Um comentário:

nelio souto disse...

Que legal Rusty!!!

Em Jacuri, minha cidade, também se faz o abade do porco nos mesmos moldes. E acredite, ainda se guarda as partes na gordura por meses, ou no caso das linguiças e chouriços, na fumaça, pendurados em cima do fogão à lenha.

Tem também a matança do boi. Em ocasião de casamentos ou batizados, mata-se um boi quase da mesma forma que se faz com os porcos. Tenho fotos do processo aqui, da última vez que estive na cidade para ser padrinho de um casamento. Nesse casamento, para cerca de 70 convidados, mataram um boi, cinco leitões e 20 galinhas. Comida para mais de uma semana, mas ele preferem que sobre comida do que alguém sair da festa insatisfeito. Coisas do roça. Amáveis coisas da roça.

Belo post. Parabéns à Catarina e ao Matheus. Agora preciso ler o livro.

Saudoso abraço!