19.2.10

Receita de Granitas de Café e de Limão Siciliano

No CBN Sabores BH de 11/02/2010, dei uma receita de granita italiana.Quem não sabe, a granita consiste em cristais congelados feitos de água e açúcar, aromatizados com pétalas de rosas ou jasmim, sucos de frutas frescas, xaropes, café ou cacau.


Abaixo, duas receitas deliciosas de granita:


Granita de Café

Coar 1 litro de café de torrefação escura. Adoçá-lo com 1 xícara (chá) de açúcar cristal. Misturar. Esfriar. Guardar no congelador em tupperware (recipiente plástico) com tampa. Cerca de duas horas depois, o café começará a congelar. Assim, a partir deste instante, ir raspando a mistura com a ajuda de um garfo a cada 30 minutos pelas próximas 4 horas. Afofe bastante o gelo para ficar com textura uniforme. Depois da terceira hora, os cristais de gelo irão se separar, adquirindo uma consistência mais seca (semelhante uma farofinha). A granita está pronta para ser saboreada. Recomendo servi-la em taça de martini e, se desejar, regar com fios de creme inglês.


Granita de Limão Siciliano


Raspar a casca de 3 limões sicilianos dentro de 1 litro de água mineral. Depois, espremer o suco destes limões dentro desta água. Adoçar a gosto (eu adoço com cerca de 3/4 xícara (chá)) com açucar de confeiteiro (Glaçucar). Guardar no congelador em tupperware (recipiente plástico) com tampa. Cerca de duas horas depois, o suco de limão começará a congelar. Assim, a partir deste instante, ir raspando a mistura com a ajuda de um garfo a cada 30 minutos pelas próximas 4 horas. Afofe bastante o gelo para ficar com textura uniforme. Depois da terceira hora, os cristais de gelo irão se separar, adquirindo uma consistência mais seca (semelhante uma farofinha). A granita está pronta para ser saboreada.


Granita de Café



Nenhum comentário: