11.12.09

O pavor de Serra: cebola e alho.

Muito pode ser dito sobre a personalidade de uma pessoa pelo que ela come ou deixa de comer.

A revista Piauí de outubro de 2009 traça um perfil de José Serra assinado por Daniela Pinheiro.
Abaixo, reproduzo alguns trechos que tratam de como o atual governador de São Paulo lida com a comida (e que, assim, cada um faça seu próprio julgamento dele):

"[Serra] passou a falar de comida. Defendeu a tese de que um cozinheiro de verdade sabe preparar qualquer prato sem usar alho e cebola. Ele se incomoda quando dizem que suas implicâncias alimentares são manias - além de alho e cebola, não come frituras, não toma café, e não digere sementes. Resolveu dar a receita de uma macarrão "espetacular" para provar que entende do assunto. "Como chama a pasta dura?", perguntou. Alguém respondeu que era grano duro. "Ah, então essa, é com grano duro", continuou. "O molho leva tomate, azeite, alcaparra, já botei até gengibre. Como se chama aquela folha da moda? É rúcula, não é? Então pode por também. Esse molho fica maravilhoso e não tem alho nem cebola".

(...)

A copeira e o mordomo [da casa onde Serra foi convidado para jantar] entraram com bandejas de prata que iam passando para que cada um servisse. Serra colocou no prato um pouco de carne, legumes, e um bolinho de batata com cogumelos. A porção era tão exígua que o fundo da louça ficou quase todo à mostra. (...) Um pouco de molho manchou sua gravata vermelha. Ele apertou um botão que alerta os empregados na cozinha. "Oi, você pode me quebrar um galho? Caiu um molho aqui e se não tirar agora eu perco essa gravata. Obrigado", disse à copeira com a expressão compenetrada de quem assinava o Tratado de Tordesilhas. (...) Serra havia terminado. Apesar da microporção, ainda sobrava comida no prato. (...) Quando se levantou, constatou que o molho tinha espirrado também na camisa. Serra ficou parado, com os dois braços esticados, como se estivesse sendo revistado no portão de embarque do aeroporto, e perguntou: "E a gravata? Será que limparam? Eu gosto daquela gravata.""

Pois bem, além de não entender bulhufas de como se faz um macarrão (gengibre com rúcula e alcaparras?!!!), Serra é ainda um babão que costuma manchar suas roupas com comidas.

Nenhum comentário: