3.12.09

A Arca do Gosto

No programa CBN Sabores BH de 01.12.2009, contei rapidamente para os ouvintes sobre a Arca do Gosto, idealizada pelo Slow Food.

Segundo o site do Slow Food Brasil, a Arca do Gosto é "um catálogo mundial que identifica, localiza, descreve e divulga sabores quase esquecidos de produtos ameaçados de extinção, mas ainda vivos, com potenciais produtivos e comerciais reais. O objetivo é documentar produtos gastronômicos especiais, que estão em risco de desaparecer. Desde o início da iniciativa em 1996, mais de 750 produtos de dezenas de países foram integrados à Arca. Este catálogo constitui um recurso para todos os interessados em recuperar raças autóctones e aprender a verdadeira riqueza de alimentos que a terra oferece". (Para maiores informações sobre este assunto, clique aqui).

No Brasil, há 13 alimentos que pertencem à Arca do Gosto. São eles: Pinhão, Aratu, Arroz Vermelho, Babaçu, Bergamota Montenegrina, Farinha de Batata Doce Krahô, Marmelada de Santa Luzia, Pirarucu, Umbu, Palmito Juçara, Guaraná Nativo Sateré-Mawé, Feijão Canapu, Castanha de Baru.

Além destes, segundo informação do Blog de Neide Rigo, que integra a Comissão Nacional da Arca do Gosto, outros 11 produtos estão sendo avaliadas para entrar na Arca. São eles: uva goethe, mangaba, licuri, cagaita, ostra de cananéia, pequi, berbigão, arroz selvagem do pantanal, natmel, maracujá da caatinga, cambuci, jaracatiá, butiá e manuê.



Dois "produtos" que pertencem à Arca do Gosto: o pirarucu e o pinhão.

Nenhum comentário: