15.11.09

Receita: Gravlax

No CBN Sabores BH de 12/11/2009, Marcelo e eu conversamos com o noruegues Arne Langfelt. Durante o programa, ele nos ensinou um típico prato de sua terra: o Gravlax.

Abaixo, reproduzo a receita em detalhes.

Gravlax

Comprar um salmão inteiro e extrair os dois filés (se você não souber fazê-lo, ou for preguiçoso, peça para o peixeiro cortá-los. Ah, mas fale para ele não tirar a pelo do salmão). Em casa, retire todos os espinhos do salmão com uma pinça especial para retirar espinhos de peixes (isto o peixeiro não costuma fazer para você).

Em seguida, apanhe um tabuleiro. Forre o fundo com papel alumínio. Coloque por cima um dos filés do salmão com a pele para baixo.

Misture um copo (desses de requeijão que a gente tem em casa) de açúcar refinado com um copo de sal fino.

Espalhe a mistura de açúcar com sal sobre o salmão. Por cima, rasque grosseiramente alguns ramos de dill (também conhecido como aneto ou endro).

Coloque por cima deste filé o outro filé de salmão (ou seja, vai ficar como se fosse um sanduíche de filés de salmão recheado com a mistura de sal e açúcar mais o dill) . Por cima, cubra o peixe com papel alumínio. Por fim, coloque um peso por cima de tudo (pode ser, por exemplo, uma tampa de panela de pedra ou de ferro). Guarde na geladeira por 3 dias.

Depois do terceiro dia de geladeira, o gravlax está pronto. Mas antes de saboreá-lo, faça o seguinte: abra os filés e limpe com a mão o excesso de sal (vê se não inventa de fazer uma besteira agora, como passá-lo debaixo d'água em sua torneira) e corte-o bem fininho em diagonal (como se estivesse fazendo um carpaccio) com uma faca longa bem afiada.

Sirva o gravlax com um molho de mel e mostarda (misturar numa cumbuca, 3 colheres (sopa) de azeite, 1 colher (sopa) de mel, e colher (chá) de mostarda Dijon, 1 colher (chá) de sumo de limão (se tiver limão siciliano, melhor ainda)) e algumas torradinhas.

Depois de se empanturrar de tanto comer, guarde o gravlax que sobrou na geladeira envolvido em filme plástico.

Nenhum comentário: