3.8.09

CBN Sabores BH - 28.07.2009

Neste programa, Marcelo e eu conversamos sobre a mais mineira das iguarias: o pão de queijo.

Contei para os ouvintes sobre o surgimento do pão de queijo (segundo o “Pequeno Dicionário da Gula”, de Márcia Algranti, “o pão de queijo é uma invenção mineira que começou na cidade de Uberlândia, na década de 30, onde uma avô (Arthemia) fazia e vendia pão de queijo”), além dos ingredientes usados em seu feitio: polvilho, queijo, ovos, óleo, e leite.


Expliquei também sobre como o polvilho é obtido da mandioca e a importância de usar um queijo minas de boa qualidade na receita (de preferência, curado e proveniente do Serro ou da Serra da Canastra).

Banca de catitu (usada na Amazônia para moer a mandioca)

Tipiti (instrumento de palha usado para espremer o sumo da mandioca moída)


Finalmente, indiquei dois ótimos lugares em Beagá para encontrar um genuíno pão de queijo: a Casa do Pão de Queijo (jamais confundir com a franquia paulista de mesmo nome, pois esta oferece uma das piores receitas de pão de queijo que conheço) e a Pão de Queijo Mania.

Casa do Pão de Queijo
Rua Rodrigues Caldas, 166.
Bairro: Santo Agostinho.
Tel. (31) 3292-5775.
Belo Horizonte - MG.

Pão de Queijo Mania
Rua Guarani, 482.
Bairro: Centro.
Tel. (31) 3201-3394.
Belo Horizonte - MG.

Para escutar este programa, clique aqui.

Um comentário:

nao disse...

Rusty, a casa do Pão de Queijo eu já conhecia. O pão de queijo de lá é muito bom. Mas o do Pão de Queijo Mania é espetacular. É disparado o melhor de Belo Horizonte. Tem bastante queijo, com as já comentadas marcas de catapora e não é pesado. Uma delícia mesmo. E o lugar é bem organizado e bastante higiênico. Atendimento 10. Até lavaram a lata do meu refrigerante. Fiz questão de procurar o gerente para elogiá-lo e também tive a oportunidade de repassá-lo, por celular, o mp3 do podcast com os seus comentários sobre a lanchonete. Obrigado pela dica que esta foi 10.

Rodrigo Resende