11.8.09

CBN Sabores BH - 10.08.2009

Em meio à onda de notícias sobre a Influenza A (vírus H1N1), dediquei um programa sobre a alimentos funcionais. Ou seja, como prevenir a gripe através de uma alimentação saudável. Afinal, quais alimentos fazem bem para o sistema imunológico do organismo? Quais são antivirais e antioxidantes?

Com a ajuda de um e-mail enviado pelo Professor Dr. Odair Alfredo Gomes, do Laboratório Morfofuncional da Faculdade de Medicina da Unaerp, indiquei para os ouvintes o que incluir na alimentação nestes tempos de gripe suína.

Comecei o programa sugerindo que as pessoas fossem um pouco menos educadas quando alguém espirrar. Ao invés de virar o rosto imediatamente em direção a ela e dizer "saúde" (e, consequentemente, se alimentar dos vírus existentes no ar por conta do espirro), vire seu rosto para o outro lado (ou finja que o celular está tocando e olha para dentro da bolsa). Depois de um tempinho, aí sim diga "saúde".

Depois, listei alguns alimentos que nos fazem bem em tempos de pandemia, como:

- Cebola e alho, por serem bons anti-oxidantes, antivirais, e bom depurador do sangue.


- Salmão, bacalhau e sardinha (aproveitei a oportunidade para sugerir a sardinha à escabeche da Taberna Baltazar, um restaurante português que também serve bacalhau, e o salmão grelhado do Santa Fé, casa famosa por causa do bufê de saladas).

- Alimentos ricos em zinco como fígado de boi (como o do Mercado Central), ostras, e mexilhões.

- Gengibre (sugeri sucos batidos com gengibre, além da iguaria crua servida nos restaurantes de cozinha japonesa).


- Cogumelos (destaquei o papillote de shitake com alho-poró da Pizzaria Olegário).

Disse ainda que o leite não deve ser bebido por pessoas com resfriado ou sinusite por incentivar a produção de muco. Já o iogurte, este sim pode e deve ser consumido usualmente pois auxilia o sistema imunológico do organismo.

Taberna Baltazar
Rua Oriente, 571.
Bairro: Serra.
Tel.: (31) 3221-7361.
Belo Horizonte - MG.

Santa Fé
Rua Santa Rita Durão, 1000.
Bairro: Funcionários.
Tel: (31) 3261-6446.
Belo Horizonte - MG.

Olegário Pizza e Forneria
Av. Olegário Maciel, 1748.
Bairro: Lourdes.
Tel: (31) 3292-4692.
Belo Horizonte - MG.

Para escutar este programa, clique aqui.

Nenhum comentário: