19.1.09

Série Melhores Fotos 01

A foto a seguir foi tirada em janeiro num trecho próximo de Mangaratiba, na rodovia que liga o Rio de Janeiro a Angra dos Reis.


Pôr-do-sol na rodovia Rio-Santos


Percebo que grande parte de minhas fotos favoritas foram clicadas em Parati, RJ. Realmente, a cidade é muito fotogênica e basta ganhar as ruas para conseguir capturar o rico e colorido cotidiano do lugarejo.

Tive o privilégio de ir a Parati duas vezes em 2008. As duas próximas fotos foram tiradas em janeiro, num dia de chuva, com poucos minutos de diferença entre uma e outra. A primeira foi clicada na frente do restaurante Refúgio, nas proximidades do porto da cidade. A segunda na Rua Dr. Samuel Costa; ao fundo está a Igreja do Rosário.


Fim de tarde chuvosa e tranquila



Ruas molhadas no centro histórico


Em julho retornei a Parati, onde passei dois dias, e encontrei clima ensolarado. As quatro fotos abaixo foram tiradas durante esta estadia.


Rua alagada no centro histórico de Parati


Pintor retratando a igreja de Nossa Senhora das Dores



Centro histórico de Parati pouco antes do anoitecer


Bicicleta solitária em rua deserta

Outro lugar que rendeu boas fotos foi em Canoa Quebrada, no Ceará. Estive no pequeno vilarejo durante um dia no mês de Maio coletando material para o livro Caminhos do Sabor-Costa do Sol.



Vista panorâmica do litoral ao entardecer em Canoa Quebrada, CE.




Artista trabalhando com areias coloridas no feitio de garrafas decorativas


Jangadeiros chegando à praia ao entardecer.

Mesas do Bar Ibiza na calçada da Broadway em Canoa Quebrada.



A foto abaixo é de um posto de gasolina abandonado na pequena cidade de Avelar, RJ, localizada perto de Pati do Alferes.

Pastor alemão em posto abandonado - Avelar, RJ.


A foto abaixo é sem dúvida um clichê: uma praia deserta no nordeste com coqueiro tombando sobre a areia alva e, ao fundo, o mar azul. Mas como é difícil tirar uma "foto-clichê"! Esta foi clicada em Barra Grande, BA, no mês de agosto.


Praia de Taipu de Fora - Barra Grande, BA



Tive o privilégio de passar minha lua-de-mel na capital da Argentina. Fiquei maravilhado com a fotogênia de Buenos Aires. Adorei seus cafés, a arquitetura européia, o colorido de La Boca, e a rica vida de rua.



Avenida Corrientes com Obelisco em tarde fria e nublada



Livraria El Ateneo Grand Splendid


Pedido de informações ao guarda no bairro de La Boca



Casal bailando o Tango



Vida de rua no colorido bairro de La Boca



Estive em Salvador no início de fevereiro coletando material para o livro Caminhos do Sabor-Costa do Sol. Na capital baiana, o lugar que mais rendeu boas fotos foi a Feira de São Joaquim. Apesar do local ser um pouco "barra pesada" para andar com câmera profissional, valeu a pena o risco.



Senhor entre garrafas de pimenta e camarões secos com a televisão ligada.



Pilhas de camarões secos à venda

Galinhas soltas e galinhas enjauladas


A foto abaixo foi tirada no Pelourinho. Adorei ver esta pintora cercada por seus quadros coloridos enquanto trabalha em nova obra.


Pintora no Pelourinho - Salvador, BA.

Um comentário:

Unknown disse...

Puxa, como é bom ver essas lindas fotos desses lindos lugares e saber que tive o privilégio de estar presente na maior parte delas!
Obrigada, amor, por me deixar fazer parte de tudo isso ao seu lado! Essas pequenas coisas nos fazem mais felizes!
Quantos momentos...