26.8.08

Um filme: "Língua - vidas em português"

Quero aqui recomendar um belíssimo filme que assisti recentemente: o documéntário "Língua - vidas em português".

Através de escritores, músicos, intelectuais, e desconhecidos, a história mostra como as pessoas de diferentes nacionalidades lidam com o português.

Abaixo uma das frases ditas ao longo do filme que fiz questão de anotar:

"O mal de amor, na nossa sociedade da Língua Portuguesa, é uma coisa que o indivíduo tolera. E chegamos então a essa chave extraordinária da vida que é a saudade. A idéia de saudade, que é essa autorização que conferimos a nós próprios para ficar tristes, se tivermos razões para isto".

Depois de assistir a tão belo filme, meu incômodo é ainda maior com esse modismo paulistano (principalmente por culpa dos publicitários) de colocar o inglês em tudo, seja um objeto ou um lugar, para que estes pareçam algo chique e sofisticado. Exemplo: Fiat Locker, Credicard Hall, Real Internet Banking, e assim por diante. Haja breguice!

Segue a seguir um link com o trailer do filme, o qual se encontra disponível em DVD.

http://mais.uol.com.br/view/a56q6zv70hwb/lingua--vidas-em-portugues-040270C4B183A6?types=A&#

Um comentário:

Anônimo disse...

Com certeza. Ainda tem o delivery, fast food, full time etc. Expessões cada dia mais presentes no cotidiano brasileiro.Nosso povo gosta de importar cultura ao invés de explorar o grande leque de manifestações culturais que existem em todo o canto do país. Existe uma grande diversidade de expressões, palavras, costumes que poucas pessoas conhecem e também não tem interesse de saber/conhecer.

PG