15.7.10

Qoy Chocolate Experience; que nomezinho horrível!

Segundo matéria publicada no site Portal Exame, a empresa mineira Doce Cacau vai passar a se chamar Qoy Chocolate Experience.

"Quando chegou a hora de crescer, as irmãs [Flávia e Andréia Falci, donas da empresa] decidiram consultar a empresa de planejamento 2 Pontos Wide Business para ajudar no novo posicionamento da marca. "Foi todo um processo embasado em pesquisa e planejamento. (...) Uma das primeiras constatações foi que, apesar de já estar consolidada no mercado mineiro, o negócio precisava crescer e a palavra "cacau" no nome remetia a outras marcas, já fortes em São Paulo, por exemplo. Por isso, decidiram que a nova marca seria batizada de "Qoy", que significa precioso".

Pelo meu parco conhecimento, a palavra Qoy é associada à "Coy" que, em inglês, segundo o dicionário Merriam Webster, é um adjetivo usado para pessoas tímidas. Outros significados são: 1: shrinking from contact or familiarity [algo como "minguante de contato or familiaridade]
2 : showing reluctance to make a definite commitment [alguém que demonstra relutância para fazer ou definir um compromisso].

Pelo jeito, a pesquisa da empresa 2 Pontos Wide Business não incluiu um dicionário da língua inglesa. Também, esperar o que de uma empresa com um nome desses?





Nota: Depois de postar o trecho acima no blog, Recebi uma carta das proprietárias da Qoy Chocolate Experience, Flávia e Andréia Falci, comentando minha postagem acima que critica o novo nome da Doce Cacau. Segundo elas, a "no dialeto quíchua, falado por esses povos [astecas, maias, e incas], a expressão “qoy” significava preciosidade, paixão e entrega, três quesitos que fazem parte da nova etapa da empresa".


Minha opinião continua sendo a mesma: que é muito mais fácil alguem associar "qoy" a uma palavra em inglês do que ao dialeto quíchua. Entretanto, faço questão de reproduzir abaixo, na íntegra, a carta assinada pela Flávia e Andréia Falci. Assim, cada um pode tirar sua própria conclusão se a escolha do novo nome foi adequada ou não.



"Prezado Rusty Marcellini,

Acessamos o seu blog e lemos a crítica que você fez a respeito da Qoy Chocolate Experience. Opiniões diversas são sempre bem-vindas, principalmente quando elas partem de profissionais atualizados. Contudo, gostaríamos de deixar um parecer da empresa sobre a mudança.

Em 2009, a Doce Cacau, que atua no ramo de chocolates finos, comemorou 20 anos de mercado e decidiu que era hora de buscar novos mercados. Com oito unidades em Belo Horizonte, sendo uma própria e sete franquias, a empresa passou por um processo de reposicionamento de marca, que inclui um novo conceito, além da reformulação das linhas de produtos e projetos de loja. Para acompanhar essas mudanças, adotou-se o nome Qoy Chocolate Experience.


Para tal, foi necessário um profundo estudo de mercado, que teve duração de um ano. Esse processo de reformulação do negócio Doce Cacau foi realizado pela 2 Pontos Wide Business, uma empresa com 10 anos de atuação e know-how mercadológico. Após pesquisas realizadas, chegou-se às civilizações nativas da América Latina, como astecas, maias e incas, que foram os primeiros a reverenciar e valorizar o cacau. No dialeto quíchua, falado por esses povos, a expressão “qoy” significava preciosidade, paixão e entrega, três quesitos que fazem parte da nova etapa da empresa.

Entre as principais mudanças, podem ser citadas as quatro novas linhas - Enjoy, Preparados, Cafeteria e Infantis - além dos produtos já existentes, que passaram a fazer parte da seção Clássicos. Nesse processo de reposicionamento, a Qoy adotou para si e seus clientes uma filosofia, batizada de “Permita-se”, pela qual propõe que o chocolate não seja apenas uma guloseima e, sim, uma experiência gourmet.

Diante desse panorama, foi tomada uma decisão ousada e embasada, isto é, a mudança. Com escrita, significado e sonoridade intrigantes, o novo nome - Qoy - passa a ser a marca que substituirá a Doce Cacau e entrará no mercado de São Paulo e Brasília, neste primeiro momento.

Queremos convidá-lo para conhecer uma de nossas lojas e entender melhor a versatilidade do nosso ouro negro - o chocolate. Para mais esclarecimentos, estamos à disposição.

Atenciosamente,

Flávia Falci | Andréia Falci

Diretoria Qoy Chocolate".

2 comentários:

Anônimo disse...

Para se reposicionarem no mercado precisam melhorar o chocolate. Não basta dizer que tem um "blend" próprio nem denominarem seus produtos de produtos gourmet. Aqui em BH o pessoal quer embalagem bonitinha, loja bonitinha e pronto. Qualidade que é bom, neca! Pelos preços da Qoy prefiro comprar na Degryse.Também achei o nome pra lá de inadequado, quem é que fala quíchua para fazer essa associação? sem contar que já ouvi falarem o nome de 4 formas diferentes. Tem dó...

Anônimo disse...

Interessante as observações citadas. O nome é ridículo.Há chocolates melhores no mercado,marcas divinas,preciosidades mesmo! Sofisticação nem sempre dá ibope. Se fosse assim suas lojas não estariam tão vazias!Não conseguem atingir os amantes desta delícia que é o chocolate! Também com um preço impraticável...Melhorem a qualidade e sejam realmente as donas do que há de melhor! Falta muito para chegar lá! Humildade aí gente!