11.2.13

O bom Buenísimo Comidaria

Os amigos Peter e Márcia, da Pousada do Capão em São Gonçalo do Rio das Pedras, me convidaram para jantar no Buenísimo Comidaria. O restaurante foi inaugurado em 2011 e está localizado no histórico e charmoso quarteirão de sobrados coloridos da Rua Congonhas, no bairro Santo Antônio. Confesso que desconhecia a casa e qual era sua especialidade. Mas ciente do bom gosto do casal e de que revê-los já seria o suficiente para uma noite agradável, aceitei o convite.

Antes mesmo de abrir o cardápio do Buenísimo já tinha uma boa impressão sobre o local. O ambiente primava pelo aconchego através de uma iluminação difusa e discreta e música ambiente alternando tango, jazz e MPB. Havia poucas mesas (seis, se não me engano) para assentar não mais que vinte, vinte e cinco pessoas. No fundo da casa, existia um espaço com o intuito de ser utilizado em aulas e eventos. 




Depois de cumprimentar a Márcia e o Peter, os dois me apresentaram a jovem chef Bárbara Vilhena e contaram que ela morou um tempo na Argentina e que havia colaborado para o livro Temperos do Brasil com uma receita. Como o livro estava logo ali, aproveitei para folheá-lo e, encantado, imediatamente anotei o nome em meu bloco de notas para futura aquisição. 

Do pouco que conversei com a Bárbara, gostei, principalmente, de saber que ela não pretende aumentar o número de mesas. Sua ideia é continuar com uma proposta intimista que permite dividir ser tempo atendendo os clientes e preparando os pratos na cozinha.

Já à mesa, estudei o cardápio e gostei do que vi. Enxuto e com nítida influência portenha/espanhola, as poucas opções de pratos permitiam um maior controle sobre os ingredientes e, consequentemente, sobre os preços cobrados. Aliás, ter um cardápio compacto é algo que muitos restaurantes da capital poderiam ter em consideração como alternativa para diminuir os preços exorbitantes. 


Pulpo a la gallega

No dia em que estive no Buenísimo, havia quatro opções de entradas, cinco de pratos principais e três de sobremesas. Como faço questão de provar os pratos alheios (adianto que somente saio para jantar com pessoas que pelo menos tenho intimidade suficiente para garfar sua comida), consegui ter uma impressão geral de quase todos os pratos da casa. Resumindo, destaco o ceviche de peixe branco, o ponto e o molho do filet ao molho malbec, e o equilíbrio de temperos do couscous de hortelã. As sobremesas ainda precisam melhorar tanto na criatividade quanto no sabor. Pelo ótimo custo-benefício e bom gosto na ambientação da casa, certamente voltarei ao Buenísimo.

Buenísimo Comidaria
R. Congonhas, 511-A
Bairro: Santo Antônio
Tel. 3643-9225
Belo Horizonte - MG






Nenhum comentário: